Morre o maestro e produtor Gilberto Mendes, aos 93 anos

O maestro e produtor musical Gilberto Mendes morreu nesta sexta-feira aos 93 anos, em Santos. Ele teve complicações coronárias e da asma, e morreu às 18h. O velório acontece no Cemitério Vertical de Santos, onde ele será cremado neste sábado.
Compositor com ouvido privilegiado e cinéfilo inveterado, Mendes foi o criador do Festival Música Nova, símbolo da vanguarda musical no Brasil desde os anos 1960. Ele é autor de obras tão diversas quanto Beba Coca-Cola, Vila Socó Meu Amor, Nascemorre ou Saudades do Parque Balneário. Foi colunista do jornal O Estado de S.Paulo, no Caderno 2+Música e também professor na Universidade de São Paulo, onde lecionou até se aposentar. Pela Edusp, lançou o livro Uma Odisséia Musical.
Gilberto Ambrosio Garcia Mendes nasceu no dia 13 de outubro de 1922. Começou a estudar música no Conservatório Musical de Santos, aos 18 anos, e depois partiu para a Alemanha, onde viveu seis anos. Recebeu diversos prêmios, além da insígnia e admissão na Ordem do Mérito Cultural, como comendador, em 2004, do Ministério da Cultura.
(Da redação, com Estadão Conteúdo)