Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Morre ator britânico Richard Griffiths, da saga ‘Harry Potter’

Aos 65 anos, ele teve complicações depois de uma cirurgia cardíaca

Por Da Redação 29 mar 2013, 09h59

O ator britânico Richard Griffiths, 65 anos, que entre muitos papéis interpretou Vernon Dursley na saga Harry Potter, morreu devido a complicações derivadas de uma cirurgia cardíaca, informou nesta sexta-feira a rede BBC. Segundo a emissora, ele estava internado no Hospital Universitário de Coventry e Warwickshire.

Ao longo de sua carreira, Griffiths protagonizou diversos roteiros no cinema, na televisão e também nos palcos teatrais – que lhe renderam os prêmios Tony e Olivier. Os papéis pelos quais é mais conhecido são os de Vernon Dursley, tio de Harry Potter, e Monty em Os Desajustados (1987).

Em 2008, o ator foi condecorado com uma Ordem do Império Britânico (OBE, em inglês) por sua contribuição artística – reconhecimento concedido pela rainha Elizabeth II anualmente. O ator britânico Daniel Radcliffe, que encarna Harry Potter no cinema, afirmou que contracenar com Griffiths era um “incentivo” e que seu humor tornava as filmagens mais prazerosas.

Radcliffe trabalhou junto com Griffiths na saga Harry Potter e em sua estreia teatral com a peça Equus, dois dos momentos mais importantes da carreira do jovem ator. “A presença de Griffiths em qualquer sala fazia com que o local fosse duas vezes mais divertido e inteligente. Sinto-me orgulhoso de dizer que o conheci”, afirmou Radcliffe.

Leia também:

Leia também: Último Harry Potter se torna o terceiro filme mais lucrativo da história

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade