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Morre aos 96 anos o cineasta italiano Franco Zeffirelli

Diretor comandou adaptações da obra de Shakespeare como 'Romeu e Julieta' e 'Hamlet'

Por AFP 15 jun 2019, 11h17

O cineasta italiano Franco Zeffirelli, conhecido por filmes como Romeu e Julieta (1968), morreu neste sábado, 15, aos 96 anos, em sua casa em Roma. O diretor morreu em decorrência “de uma longa doença que se agravou nos últimos meses”, anunciou a imprensa italiana, citando fontes da família.

“Jamais quis que esse dia chegasse. Franco Zeffirelli partiu esta manhã. Um dos maiores homens da cultura mundial. Nós nos unimos na dor de seus entes queridos. Adeus, querido Mestre, Florença nunca te esquecerá”, escreveu no Twitter Dario Nardella, o prefeito de Florença, cidade natal do artista.

Diretor, roteirista e produtor, Franco Zeffirelli assinou vinte longas em sua carreira. Ele foi o ícone de um cinema estético estudado com seu mestre Luchino Visconti e inspirado por obras-primas da literatura inglesa e grandes óperas.

Seu mais conhecido filme, Romeu e Julieta é uma adaptação de Shakespeare, de quem também emprestou Hamlet (1992, estrelado por Mel Gibson e Glenn Close) e A Megera Domada (1967, com Elizabeth Taylor e Richard Burton), uma lealdade que lhe valeu em 2004 o título de “Sir” na Inglaterra.

Além do cinema, ele também dirigiu mais de trinta peças de teatro e óperas.

Zeffirelli nasceu em Florença em 12 de fevereiro de 1923, de um caso adúltero entre uma estilista e um comerciante de seda e lã. Rejeitado por ambas as famílias, herdou o nome de uma ópera de Mozart e imaginado por uma prima de seu pai, que assumiu seus cuidados após a morte de sua mãe quando ainda era criança.

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Muito jovem, Franco Zeffirelli conheceu o teatro durante férias de verão e aos 9 anos foi seduzido pela ópera ao assistir Valquíria, de Wagner, em Florença. Aos 13 anos, começou a montar espetáculos em paróquia, e foi fazendo aulas com Mary O’Neill, secretária particular de seu pai, que passou a apreciar os clássicos da literatura inglesa.

Graduado em arquitetura, começou como um decorador de teatro e cinema, para então se tornar ator. Seu encontro com o diretor Luchino Visconti selou o seu destino: tornou-se seu protegido e depois seu amante. Ao seu lado, trabalhou na realização de La Terra Trema (1948), Bellissima (1951) e Senso (1954).

Católico, homossexual e senador

“Luchino revelou-me o campo da criação, no palco e na tela. E ele me mostrou como conceber um projeto e dar-lhe uma estrutura para o ambiente cultural correspondente”, revelou.

No final dos anos 50, Zeffirelli começou sua carreira como diretor de ópera no Scala de Milão e no Metropolitan de Nova York. Dirigiu Maria Callas em La Traviata em Dallas em 1959 e Tosca em Londres em 1964.

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Realizou seu primeiro longa-metragem, Camping, em 1958 e o seu maior sucesso dez anos depois com Romeu e Julieta, que recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Diretor e Melhor Filme.

Na década de 1970, dirigiu dois filmes de inspiração religiosa: Francisco e o Caminho do Sol, sobre São Francisco de Assis, e a minissérie Jesus de Nazaré.

Ele também se destacou ao se opor a projetos de reconhecimento dos casais homossexuais e ser um dos poucos artistas italianos a apoiar Silvio Berlusconi quando o bilionário entrou para a política no início dos anos 1990. Foi senador na lista do magnata dos meios de comunicação de 1994 a 2001.

Depois de vários anos, retornou aos sets com Jane Eyre – Encontro com o Amor, adaptado do romance de Jane Austen (1996, com Charlotte Gainsbourg), Chá com Mussolini (2001), antes de casar suas paixões pelo cinema e pela ópera em Callas Forever, onde Fanny Ardant interpretou a cantora icônica.

Perto de completar 100 anos, o diretor italiano reconheceu em março de 2019, em entrevista ao jornal Corriere della Sera, o peso dos anos. “A velhice é um fardo enorme, mas ainda estou procurando ideias a realizar (…) e isso me mantém ocupado”.

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Ele também confessou ter dois arrependimentos em sua vida como cineasta: “um filme sobre o Inferno de Dante”, impossível de produzir por causa do custo de efeitos especiais, e “um grande afresco sobre a vida e obra dos Medici, sobre a beleza precisamente”.

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