Clique e assine com até 92% de desconto

Morre aos 84 anos o escultor americano John Chamberlain

Por Da Redação 22 dez 2011, 23h06

Nova York, 22 dez (EFE).- O artista americano John Chamberlain, famoso por suas esculturas feitas com metal retorcido, morreu em Nova York aos 84 anos, informou nesta quinta-feira a galeria Gagosian.

Chamberlain, nascido em 16 de abril de 1927 em Rochester (Indiana), faleceu na quarta-feira em Manhattan, indicou a mensagem publicada no site da galeria nova-iorquina, que o representava desde este ano.

‘John Chamberlain pôs sua marca indelével na história da arte no século XX. Foi uma figura espetacular que tomou para si a ferocidade da arte americana de meados do século e não teve rival em sua adaptação de materiais incríveis para suas esculturas’, assegurou Larry Gagosian.

Segundo a galeria Gagosian, Chamberlain foi um personagem à altura da expressividade e do valor de sua obra, na qual experimentou constantemente novos materiais e processos ao longo de cinco décadas de carreira.

Durante esse tempo, o escultor organizou mais de 100 exposições sozinho no mundo todo, desde a primeira, no Museu Guggenheim de Nova York em 1971, até a última retrospectiva, que a mesma instituição deve inaugurar em fevereiro de 2012.

Em maio, sua escultura de metal prensado ‘Nutcracker’ foi vendida pelo valor recorde de US$ 4,78 milhões em um leilão da casa Sotheby’s em Nova York. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade