Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Morre a atriz Ilka Soares, aos 89 anos, de câncer de pulmão

Estrela de novelas, filmes e peças de teatro, ela também foi apresentadora de TV

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 jun 2022, 20h48 - Publicado em 18 jun 2022, 11h47

A atriz Ilka Soares morreu aos 89 anos neste sábado, 18, no Rio de Janeiro. A artista estava internada há dez dias na Clínica São Vicente, na zona sul da capital fluminense, e passava por um tratamento contra um câncer de pulmão. Estrela de novelas, filmes e peças de teatro, ela também foi apresentadora de TV.

Filha do farmacêutico Elísio Soares e da dona de casa Orminda Hack e nascida no Rio de Janeiro, Ilka Soares estreou no cinema aos 17 anos no filme Iracema, em 1949, sob a direção de Vittorio Cardineli. A atriz foi casada com Anselmo Duarte, ator com quem atuou nos filmes Maior que o Ódio (1951), de José Carlos Burle; Carnaval em Marte (1955), de Watson Macedo; e Depois eu Conto (1956). Com ele, teve dois filhos, Anselmo Duarte Jr. e Lydia. Ela também se relacionou com o ex-diretor-geral da Globo Walter Clark, com quem teve outra filha: Luciana.

Ela iniciou sua carreira na TV em 1953, quando atuou em esquetes da Record. Na mesma época, trabalhou no rádio e como modelo em desfiles de moda. Ilka estreou na Globo em 1966 substituindo Norma Bengell na apresentação do programa Noite de Gala, da TV Rio, e foi assistente do apresentador J. Silvestre no programa O Céu é o Limite, da hoje extinta TV Tupi. Ela também trabalhou como locutora no Jornal de Verdade, de 1968, e no programa Planeta dos Homens ao lado de Jô Soares.

Em novelas, a atriz fez O Cafona (1971), Bandeira 2 (1971), O Bofe (1972), O Espigão (1974), Anjo Mau (primeira versão – 1976), Elas por elas (1982), Champagne (1983), Mandala (1987) e Rainha da Sucata (1990), entre outras.

Em junho de 1984, aos 52 anos, Ilka foi a brasileira com mais idade a posar nua para a revista Playboy até então. A marca foi superada em abril de 2003 por Helô Pinheiro, que posaria aos 57.

Continua após a publicidade

Seu último trabalho na TV foi na série Mandrake, da HBO, em 2007, em uma participação no episódio Brasília. Já seu último filme foi Vendo ou Alugo, lançado em 2013, em que interpretou a personagem Clotilde.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.