
Roma, 1 jun (EFE).- O diretor, roteirista e produtor americano Michael Mann será o presidente do júri da seção oficial do 69º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que será realizada entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro.
A organização do festival informou nesta sexta-feira que essa será a primeira vez que Mann presidirá o júri de um festival internacional, sendo o responsável pela escolha dos vencedores dos prêmios mais importantes da ‘Mostra’, entre eles o Leão de Ouro ao Melhor Filme.
O cineasta, que foi produtor executivo da série ‘Miami Vice’ (1984-1990) e roteirista de ‘Crime Story’ (1986-1988), foi indicado pelo próprio diretor do Festival de Veneza, Alberto Barbera, que, por sua vez, considera Mann ‘uma das figuras mais influentes e representativas do cinema americano contemporâneo’.
‘Em qualidade de roteirista e, sobretudo, de diretor, soube encontrar um código muito pessoal na elaboração temática e formal de motivos pertencentes, sobretudo, à mitologia dos thrillers urbanos, se afirmando como um dos grandes estilistas e inovadores do cinema de Hollywood’, diz a nota divulgada pelo festival.
Mann, que estreou como diretor em 1981, com ‘Profissão Ladrão’, foi responsável por sucessos tanto televisão e no cinema, caso de ‘O Último dos Moicanos’ (1992), ‘Fogo Contra Fogo’ (1995), ‘Ali’ (2001) e ‘Colateral’ (2004).
Entre seus últimos trabalhos como diretor figura a adaptação para o cinema de ‘Miami Vice’ (2006) e ‘Inimigos Públicos’ (2009). Como produtor, seus últimos trabalhos foram ‘Aviador’ (2004), ‘Hancock’ (2008) e ‘Em Busca de um Assassino (2011)’, que foi dirigido pela sua própria filha, Ami Canaan Mann, e participou da seção oficial da última edição do Festival de Veneza. EFE