Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Mandela e Luther King: as novas vítimas do Instagram de Madonna

Cantora foi criticada ao publicar montagens dos ativistas com os rostos ‘amarrados’, referência à capa de seu novo disco

Por Da Redação 3 jan 2015, 12h31

Seguir Madonna no Instagram é um martírio. Rainha de gafes online, a cantora posta diversas montagens mal feitas e já se viu envolta em controvérsias ao fazer um comentário racista e ao divulgar uma foto de seu filho Rocco, aos 13 anos, com bebidas alcoólicas. Agora, Madonna se tornou alvo de novas críticas ao publicar os rostos de Nelson Mandela e Martin Luther King enrolados em fios pretos, uma alusão à foto de capa de seu novo disco, Rebel Hearts, no qual a loira também é envolta por fios.

Capda do disco 'Rebel Heart', de Madonna
Capda do disco ‘Rebel Heart’, de Madonna VEJA

Madonna foi acusada por seguidores e por alguns veículos da imprensa internacional de racismo e de possuir uma autoestima mais do que elevada ao se comparar com as figuras, que marcaram a história por sua luta pela igualdade de direitos entre negros e brancos. “[As montagens] São de mau gosto por diversos motivos. O mais óbvio é Martin Luther King, que com certeza não fez seu discurso de ‘eu tenho um sonho’ para ajudar uma mulher branca e rica a vender discos meio século depois”, diz um trecho do texto publicado pelo site da revista americana Entertainment Weekly.

O caso levou a cantora a pedir desculpas em sua página do Facebook na madrugada deste sábado. “Me desculpem. Eu não estou me comparando a ninguém. Estou admirando e reconhecendo os corações rebeldes. Isto não é um crime, um insulto ou racismo”, escreveu Madonna, que também publicou as mesmas montagens com Frida Khalo, Marilyn Monroe e até a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Leia também:

Ensaio: Madonna faz topless aos 56 anos

Continua após a publicidade

Madonna volta a estrelar campanha da Versace

Madonna encabeça lista dos cantores mais ricos do mundo

Por fim, a cantora tentou amenizar sua situação ao dizer que as montagens não foram feitas por ela, e sim por seus fãs. “Se eles me colocam na mesma categoria que estas pessoas, então obrigada. Me sinto honrada e espero um dia realizar uma pequena parte do que eles conseguiram.”

Continua após a publicidade

Publicidade