Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Longe da TV, Porta dos Fundos avança no cinema

Além de projetos paralelos como as comédias 'La Vinganza' e 'O Concurso', integrantes do grupo rodam em outubro o primeiro longa próprio, com participação do homem do glu-glu, Sérgio Mallandro

Por Rafael Costa 8 ago 2013, 07h34

Quem precisa de TV? Fenômeno na internet desde que foi lançado, há um ano, o grupo de humor Porta dos Fundos conquista espaço cada vez maior na indústria do cinema. Além de participar de projetos diversos (Fábio Porchat atuou nas comédias O Concurso e Vai Que Dá Certo, aqui ao lado de Gregório Duvivier, com quem vai rodar o longa La Vinganza, na Argentina, no fim do ano), os humoristas do coletivo carioca se preparam para gravar o primeiro longa próprio. E resgatar, na empreitada, o homem do “glu-glu“, Sérgio Mallandro.

LEIA TAMBÉM: Porta dos Fundos faz 1 ano com 400 milhões de cliques

“O filme vai ter o elenco inteiro do Porta e participações especiais”, disse Ian SBF, que esteve em São Paulo com os amigos para o lançamento do livro Porta dos Fundos (Sextante, 240 páginas, 49,90 reais), uma reunião de 37 roteiros do grupo. “Não chamei ainda o Alexandre Nero, mas ele tem que participar do filme, é amigo de todo mundo, então vai ter que fazer”, continuou, citando o ator que viveu o advogado Stenio, par da delegada Helô (Giovanna Antonelli) na novela Salve Jorge.

LEIA TAMBÉM: ‘Não sou puritano’, diz autor de denúncia contra Porta dos Fundos

Público não deve faltar para o filme. O canal do Porta dos Fundos no YouTube contabilizou, em um ano de existência, completado na última terça-feira, 400 milhões de cliques – uma média de mais de 1 milhão por dia. E a propaganda dos próprios humoristas é boa. “O tema central do longa é a reunião de um grupo de amigos que se encontra para se divertir e o que acontece antes e depois disso”, contou Porchat, também presente ao lançamento no Conjunto Nacional, em São Paulo. Segundo ele, o roteiro do filme pode ser comparado ao de Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino, não pela violência, mas pelo formato de contar “histórias que se cruzam e vão se encontrando”, como definiu. “Será o Pulp Fiction da comédia, olha só que pretensão a minha”, brincou o comediante.

O roteiro, escrito por Gabriel Esteves junto com os outros integrantes, já está pronto e começa a ser gravado em outubro. Para não deixar parado o canal no YouTube, que é atualizado todas as segundas e quintas, às 11h, o vai grupo adiantar trabalhos nas próximas semanas. “Em agosto e setembro, a gente vai correr para ganhar frente e gravar tranquilo em outubro”, contou Gregório Duvivier. Serão cinco semanas de gravação. O lançamento é previsto para 2014.

TV para quê? – Por enquanto, o cinema será o principal foco do grupo além da internet. Não por falta de interesse da televisão: o Porta dos Fundos já foi sondado tanto por emissoras a cabo quanto da TV aberta, como Globo e Rede TV! “Se a gente tivesse que mudar alguma coisa, não iríamos para a TV, a gente só pode ir para a TV se souber que aquilo que a gente está fazendo vai do jeito que a gente faz”, disse Porchat.

De acordo com Duvivier, a troca da internet pela televisão não faria sentido, já que no YouTube eles têm liberdade de falar o que bem entende, atingindo um número enorme de pessoas, o que não seria possível na TV. “A televisão é uma empresa grande governada por anunciantes. O YouTube também tem anunciantes, mas eles não interferem em conteúdo.”

Os atores Fábio Porchat e Letícia Lima no vídeo 'Na Lata', do Porta dos Fundos
Os atores Fábio Porchat e Letícia Lima no vídeo ‘Na Lata’, do Porta dos Fundos VEJA

Os atores Antonio Tabet (de costas) e Julia Rabello no vídeo 'Sobre a Mesa', do Porta dos Fundos
Os atores Antonio Tabet (de costas) e Julia Rabello no vídeo ‘Sobre a Mesa’, do Porta dos Fundos VEJA

http://www.youtube.com/embed/4WryP4KxHaU
‘Essa É pra Você’

Continua após a publicidade

No vídeo, Clarice Falcão e Gregório Duvivier, que são um casal na vida real, fazem um par de namorados que está em harmonia apenas nas aparências. Ela canta para ele uma música em que desanca a relação dos dois e no final diz que, caso ele pergunte, ela negará que a composição foi feita para ele. É claro que ele pergunta. E é claro que ela nega.
Audiência: 14.608.515 visuzalizações

Os atores Rafael Infante e Leticia Lima (de costas), no vídeo 'Rola', do Porta dos Fundos
Os atores Rafael Infante e Leticia Lima (de costas), no vídeo ‘Rola’, do Porta dos Fundos VEJA

Imagem de 'Casamento', quarto vídeo mais acessado do Porta dos Fundos
Imagem de ‘Casamento’, quarto vídeo mais acessado do Porta dos Fundos VEJA

http://www.youtube.com/embed/eLawrQ1KQno
’10 Mandamentos’

No esquete, Moisés sofre bullying ao apresentar ao povo hebreu os mandamentos que acaba de receber de Deus no Monte Sinai.
Audiência: 12.846.220 visuzalizações

Os atores Rafael Infante e Clarice Falcão no vídeo 'Término de Namoro', do Porta dos Fundos
Os atores Rafael Infante e Clarice Falcão no vídeo ‘Término de Namoro’, do Porta dos Fundos VEJA

Os atores Antonio Tabet e Vitor Costas (o namorado da filha), no vídeo 'Quem Manda', do Porta dos Fundos
Os atores Antonio Tabet e Vitor Costas (o namorado da filha), no vídeo ‘Quem Manda’, do Porta dos Fundos VEJA

http://www.youtube.com/embed/QDwQEWWYOz8?list=UUEWHPFNilsT0IfQfutVzsag
‘Filme Pornô’

Gregório Duvivier é Romero, um ator de cinema pornô de atuação sofrível. Além de recitar o texto como quem lê uma bula de remédio, Romero não cosnegue segurar o tchan durante a filmagem, que precisa ser refeita várias vezes.
Audiência: 11.626.643 visualizações

http://www.youtube.com/embed/gFT6WO44kZs
‘O Homem que Não Sabia Mentir’

Outro vídeo protagonizado pelos namorados Clarice Falcão e Gregório Duvivier, no papel de casal. Aqui, Duvivier faz o cara que fala de um jeito bisonho quando tenta mentir para a namorada — e esconder que estava jogando com os amigos em uma lan house. 
Audiência: 10.872.340 visuzalizações

http://www.youtube.com/embed/Un4r52t-cuk
‘Spoleto’

Primeiro vídeo do grupo a bombar na internet, ele tira onda de uma famosa casa de massas. Que certamente não atende desse modo os seus clientes e que soube aproveitar o sucesso do vídeo para lucrar com ele, com uma campanha de oportunidade relacionada ao esquete. De 13 de agostro de 2012. Com Fábio Porchat e Clarice Falcão.
Audiência: 10.447.051 visuzalizações

Continua após a publicidade
Publicidade