Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Legado de Prince é avaliado em 163 milhões de dólares

Valor é o dobro do estimado inicialmente; espólio do artista morto em 2016 afirma que Receita americana inflou número para arrecadar mais impostos

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 jan 2022, 17h30

Quase seis anos após a morte do cantor Prince, em 2016, a Justiça americana finalmente bateu o martelo a respeito do valor do espólio do artista. Inicialmente avaliada em 82,3 milhões de dólares (cerca de 453 milhões de reais), a herança do artista chegou a quase o dobro disso: 163,2 milhões de dólares (cerca de 898 milhões de reais).

O valor foi revelado após a IRS (a Receita Federal americana) afirmar que o espólio valia, de fato, essa soma milionária – o que significa um substancial aumento de impostos a serem pagos pelos herdeiros. A empresa Comerica Bank, que administra o legado do artista, discordou da avaliação e ameaçou processar a IRS. Os herdeiros, no entanto, pressionaram por um acordo rápido – já que um processo agora significaria mais atrasos na partilha dos bens.

Agora, os bens do artista serão entregues a três de seus irmãos, além da editora Primary Wave – que em agosto de 2021 comprou os direitos do catálogo do artista de outros três herdeiros. Prince não deixou testamento e não tinha filhos. A redistribuição dos bens deverá começar no próximo mês.

O catálogo é abrangente e conta com clássicos como Purple Rain, When Doves Cry e 1999. O cantor e compositor deixou ainda um vasto cofre com milhares de composições inéditas. No ano passado, por exemplo, saiu desse cofre o excelente álbum póstumo de inéditas Welcome 2 America, um dos melhores de sua carreira. O disco traz uma espantosa conexão de letras com o momento social e político do planeta: ele fala de racismo, hiper-exposição às tecnologias, fake news. Resta agora sonhar com o que esse vasto baú do artista ainda guarda.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.