Justiça impõe medida após declarações de Ratinho e Thiago Asmar sobre Chico Buarque
Episódio aconteceu em setembro de 2025
A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o apresentador Ratinho e o jornalista Thiago Asmar, conhecido como Pilhado, se retratem de declarações feitas sobre Chico Buarque.
As falas ocorreram em setembro de 2025, após Chico Buarque participar de uma manifestação contra a chamada PEC da Blindagem. Na ocasião, Ratinho afirmou que o cantor teria recebido recursos da Lei Rouanet. Asmar também fez comentários sobre Chico, Caetano Veloso e Gilberto Gil, associando os artistas ao recebimento de recursos públicos e de governos ligados à esquerda.
Segundo a decisão, a retratação deverá ser feita pelos próprios comunicadores e nos mesmos meios utilizados para divulgar as declarações. O conteúdo deverá esclarecer que não foi comprovado que Chico Buarque tenha recebido valores captados por meio da Lei Rouanet ou recursos angariados pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O juiz também estabeleceu que o eventual descumprimento poderá configurar crime de desobediência. Até o momento, Ratinho e Thiago Asmar não haviam se manifestado publicamente sobre a decisão.
(Agora a coluna GENTE também está no Instagram. Siga o perfil @veja.gente)





