Clique e assine a partir de 8,90/mês

José Mayer: um mês de internação para tratar doença autoimune

O ator José Mayer recebeu alta neste domingo após passar 30 dias no hospital para o tratamento de uma doença autoimune chamada granulomatose de Wegener

Por Da Redação - Atualizado em 31 jul 2018, 15h42 - Publicado em 29 jul 2018, 13h15

O ator José Mayer recebeu alta neste domingo após passar um mês internado para o tratamento de uma doença autoimune chamada Granulomatose de Wegener. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.

“A Casa de Saúde São José informa que o ator José Mayer teve alta neste domingo (29/07), após um período de 30 dias de tratamento contra Granulomatose de Wegener, uma doença autoimune que atinge, principalmente, os vasos sanguíneos dos rins, pulmões e vias respiratórias e pode ser fatal caso não seja diagnosticada precocemente. José Mayer esteve sob os cuidados da equipe liderada pelo Dr. Marcelo Kalichsztein. O ator passa bem”, diz a nota.

A doença

De causa desconhecida, a granulomatose com poliangeíte (também chamada Granulomatose de Wegener) é uma doença rara que causa inflamação dos vasos sanguíneos do nariz, seios da face, garganta, pulmões e rins.

Os primeiros sintomas podem ser hemorragias pelo nariz, congestão nasal, sinusite, rouquidão, dor de ouvido, vermelhidão nos olhos e dores, chiado e tosse. A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas, na maioria das vezes, afeta pessoas entre 40 e 65 anos. Sem tratamento, a doença pode ser fatal.  Isso porque a condição diminui o fluxo sanguíneo entre os órgãos, podendo provocar áreas de inflamação e, consequentemente, afetar o funcionamento.

O diagnóstico precoce e o tratamento podem levar a uma recuperação completa. Geralmente, são utilizados medicamentos que suprimem o sistema imunológico. Outras complicações incluem perda de audição, cicatrizes na pele, doença cardíaca, danos nos rins e trombose.

 

Continua após a publicidade
Publicidade