José Antonio Vera será o novo presidente da Agência Efe

Madri, 6 mar (EFE).- O jornalista José Antonio Vera Gil foi nomeado nesta terça-feira novo presidente da Agência Efe, em substituição a Álex Grijelmo.
Vera foi designado pelo Conselho de Administração da Sociedade Estatal de Participações Industriais (Sepi), um grupo público do qual faz parte a agência de notícias, a quarta do mundo e a primeira em língua espanhola.
O jornalista chega a Efe a partir do jornal ‘La Razón’, de Madri, do qual foi diretor entre 2000 e 2005, e onde atualmente é diretor de publicações.
José Antonio Vera é formado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madri. Ele trabalhou ainda no jornal ‘Sol’ da Espanha, na revista ‘Motor’, e na ‘Radio Juventud’ e ‘Radio Cadena Española’.
Até sua incorporação ao ‘La Razón’, ele permaneceu 16 anos no jornal ‘ABC’, onde foi repórter especializado em Defesa, chefe de Nacional, de edições regionais, informação geral e política.
Além de diretor de ‘La Razón’ e atual diretor de publicações, é também colunista da mesma publicação e colaborador em diversos programas de rádio e televisão.
É autor de livros como ‘El Corrillo’, ‘Digo también’, ‘El desarrollo sostenible en España’ e ‘La gran mentira. ¿Qué se esconde detrás de la guerra del petróleo?’.
José Antonio Vera deverá ser designado conselheiro da Agência Efe e, uma vez superado este trâmite, será nomeado presidente pelo Conselho de Administração da agência.
Seu antecessor, Álex Grijelmo, ocupou a Presidência da Efe desde maio de 2004 e antes foi direto-geral de Conteúdos da ‘Prisa Internacional’.
Durante sua Presidência na agência foi criada a Fundação do Espanhol Urgente, Fundeu, e aprovado o Estatuto de Redação, que garante a independência de informação. EFE