Clique e assine com até 92% de desconto

Jay Z lança plataforma para concorrer com Spotify

Serviço de streaming Tidal oferece 25 milhões de músicas e 75 mil videoclipes

Por Da Redação 31 mar 2015, 18h06

O rapper e empresário Jay Z lançou nesta segunfa-feira a plataforma de música em streaming batizada de Tidal, que pretende competir com o Spotify. O serviço dará ao usuário, através de assinatura mensal, acesso a 25 milhões de músicas e 75.000 clipes sem anúncios, além de identificador de canções, administrador de redes sociais e listas de reprodução.

O produto é compatível com quase todos os sistemas operacionais de telefones celulares e computadores. O plano de 19,99 dólares promete uma qualidade de som superior às disponíveis no mercado, ao contrário da alternativa de 9,99 dólares, com som convencional. A plataforma será disponibilizada inicialmente em 31 países e não permitirá o acesso gratuito. A ferramenta chegou para enfrentar serviços como o Spotify (plataforma explicitamente rejeitada por artistas como Taylor Swift e Björk) e o Shazam, além de estabelecer uma concorrência indireta com o YouTube, por disponibilizar clipes, e também com as redes sociais, por permitir maior proximidade dos fãs com os artistas.

Leia também:

Beyoncé tem o Louvre só para ela e a família

Crise, que crise? Beyoncé e Jay Z miram mansão de US$ 85 milhões

Bem relacionado, Jay Z conseguiu reunir os principais nomes do cenário musical em um único ambiente. Madonna, Rihanna, Beyoncé, Daft Punk, Alicia Keys, dois integrantes da Arcade Fire, Jack White, Kanye West, Nicky Minaj, Usher, entre outros, assinaram um acordo inicial e, por videoconferência, Chris Martin e Calvin Harris acompanharam o lançamento. Já a cantora Alicia Keys fez o papel de mestre de cerimônias do evento.

“Nós mesmos precisamos escrever a história”, afirmou o rapper no vídeo promocional. “Se esses artistas podem estar todos juntos, em um único lugar, o mundo pode mudar. E isso aconteceu hoje”, disse. “Nosso objetivo é simples: queremos oferecer o melhor serviço e a melhor experiência, tanto para os artistas quanto para o público”, declarou Alicia no evento.

Jay Z comprou a Tidal por 56 milhões de dólares da empresa sueca Aspiro em janeiro deste ano, e trabalhou no desenvolvimento da plataforma para adaptá-la ao modelo de negócio que desejava. De acordo com o jornal americano The New York Times, atualmente, a Spotify tem 60 milhões de usuários no mundo todo, dos quais, 15 milhões têm assinaturas mensais – o restante utiliza o serviço gratuito com publicidade. A expectativa é que a Apple também lance um serviço parecido ao longo deste ano.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade