Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Jay-Z faz sátira de ‘Friends’, a ‘série branca’, só com negros

Vídeo gravado com atores negros foi lançado primeiro na plataforma Tidal, do rapper

Por Da redação Atualizado em 11 ago 2017, 13h40 - Publicado em 11 ago 2017, 11h50

Um dos maiores fenômenos de popularidade da história da televisão, a série Friends, que já foi criticada por ter somente atores brancos no elenco principal, ganhou uma sátira ferina idealizada e musicada pelo rapper Jay-Z. No clipe da sua nova música, Moonlight, Jay-Z faz a sua versão da série, na qual Ross, Mônica, Chandler, Rachel, Joey e Phoebe são interpretados respectivamente por Jerrod Carmichael, Tessa Thompson, Lakeith Stanfield, Issa Rae, Lil Rel Howery e Tiffany Haddish – todos artistas negros.

Na gravação, lançada há uma semana somente para os assinantes da plataforma Tidal e agora aberta a toda a internet, os seis personagens interpretam uma cena na qual todos se atrasam para um evento do paleontólogo Ross. A clássica abertura com o sofá laranja em frente à fonte e com os guarda-chuvas coloridos não ficou de fora. As cenas foram dirigidas por Alan Yang, um dos criadores de Master of None, produção original da Netflix.

  • Mas a crítica do rapper não se prende apenas à produção dos anos 1990, e sim à representatividade dos negros de forma geral. Jay-Z, no clipe de Moonlight, como o próprio nome da música sugere, fala também sobre o longa-metragem do diretor Barry Jenkins que levou o Oscar de melhor filme neste ano, mas perdeu na categoria de fotografia para La La Land.

    Segundo o site da revista The Hollywood Reporter, o vídeo ainda não foi visto por David Crane, um dos diretores de Friends. Crane justificou ao portal que não valia a pena pagar até 19.99 dólares para acessar a Tidal, mas confirmou que sabia da paródia. “Fico feliz que a série ainda é parte da cultura atual depois de tantos anos”, disse, tentando sair por cima.

    O único ator de Friends que comentou publicamente o clipe foi Matt LeBlanc, o Joey Tribbiani. O artista assistiu à gravação no sofá do programa de Jimmy Kimmel. “Sou o cara grande na piscina”, comentou rindo.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade