Clique e assine com até 92% de desconto

Irmã de Kim Kardashian é criticada por ensaio em cadeira de rodas

Kylie Jenner, de 18 anos, estampa a edição de dezembro da revista americana 'Interview'

Por Da Redação 1 dez 2015, 20h17

A irmã caçula de Kim Kardashian, Kylie Jenner, de 18 anos, causou controvérsia nesta terça-feira, após a divulgação das imagens de um ensaio fotográfico que ela fez para a revista americana Interview. Em algumas das fotos, inclusive a que estampa a edição de dezembro da publicação, a modelo aparece sentada em uma cadeira de rodas dourada, vestindo um corpete preto e ostentando um olhar perdido.

Leia também:

Caçula dos Kardashians segue Kim e sensualiza nas redes

Kylie admitiu ter preenchido os lábios. Pode?

As imagens foram duramente criticadas por ativistas pelos direitos de cadeirantes e deficientes físicos. “É altamente perturbador”, disse Emily Smith Beitiks, diretora associada do instituto para pessoas com deficiências Paul K. Longmore, ao site da emissora CNN. “As pessoas com deficiência já são vistas como sem poder, isso só reforça esse pensamento.”

A publicação observa que em muitas das fotos, mesmo aquelas em que Kylie não está na cadeira de rodas, a moça aparece rígida, com expressão vazia, lembrando uma boneca inflável. Em uma imagem, ela está dentro de uma caixa de madeira com roupas mínimas, já em outra, ela aparece com seus braços e pernas esticadas, sendo carregada por um homem.

“Eu sou constantemente infantilizada por causa da minha cadeira de rodas, até me negam a minha sexualidade e a ideia de que eu possa ser desejada. Mas Kylie?”, escreveu a escritora Kayla Whaley em seu perfil no Twitter. “Ela é paga para e elogiada por usar a ilusão mais rasa da minha deficiência por algumas horas.”

Para Emily Smith Beitiks, o ensaio é problemático também por mostrar Kylie como “um objeto”. “Acho que ela está sendo literalmente objetificada para parecer uma boneca inflável, e essa cadeira de rodas é um elemento de passividade que eles estão adicionando.”

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade