Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

IMPERDÍVEL: Tomie Ohtake exibe mostra com trabalhos de Gaudí

Exposição reúne mobiliário e maquetes da arquitetura do mestre catalão

Por Da redação Atualizado em 19 nov 2016, 18h11 - Publicado em 19 nov 2016, 07h00

O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, abre neste sábado, 19 de novembro, a exposição Gaudí: Barcelona 1900, dedicada à obra do arquiteto catalão que possui um estilo único, e é responsável por construções como o monumental — e inacabado —templo da Sagrada Família, cuja conclusão está prevista para 2026.

Com trabalhos oriundos do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera, Gaudí: Barcelona, 1900 reúne 46 maquetes, quatro delas em escalas monumentais, e 25 peças entre objetos e mobiliário. Completam a mostra cerca de 40 trabalhos de outros artistas e artesãos que compunham a avançada cena de Barcelona no início do século XX.

  • A mostra é dividida em dois núcleos: no primeiro estão os artistas contemporâneos de Gaudí que ajudaram a construir o modernismo catalão, pintores como Isidre Nonell, Ramón Casas e Santiago Rusiñol, influenciados pelos impressionistas franceses, além de escultores como Josep Llimona i Bruguera, que também passou por Paris e foi marcado pela visão de Rodin. No segundo núcleo estão as obras de Gaudí, representadas por reproduções fotográficas, maquetes e estudos de época para o desenvolvimento de seus arcos parabólicos catenários aplicados à arquitetura.

    A mostra Gaudí: Barcelona, 1900 fica em cartaz de 20 de novembro de 2016 a 5 de fevereiro de 2017  no Instituto Tomie Ohtake. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 11h às 20h (última entrada às 19h). Os ingressos custam 6 reais (meia) e 12 reais (inteira). Às terças-feiras a entrada é gratuita mediante retirada de senhas na bilheteria.

    (Com Estadão Conteúdo)

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade