‘Horizonte Profundo’: Há muitos heróis por aí, diz Mark Wahlberg
No filme que estreou nesta quinta-feira no Brasil, o ator vive um engenheiro, o último a sair da plataforma de petróleo que explodiu em 2010









Em 20 de abril de 2010, a plataforma de águas profundas Deepwater Horizon, no litoral da Louisiana, explodiu, matando onze pessoas. Pouco se falou sobre as vítimas. O foco foi o vazamento de petróleo do poço mais profundo do mundo, estimado em 780.000 metros cúbicos, o que o coloca como um dos maiores da história. Horizonte Profundo – Desastre no Golfo, dirigido por Peter Berg, que estreou nesta quinta-feira no Brasil, conta a história das pessoas na plataforma, nas horas que antecederam e sucederam a explosão e consequente afundamento da estrutura.
Mark Wahlberg interpreta o engenheiro Mike Williams, o último a sair da Deepwater Horizon. Kate Hudson faz sua mulher, Felicia Williams. O padrasto da atriz, Kurt Russell, vive Mr. Jimmy, o responsável pela plataforma. Gina Rodriguez, da série Jane the Virgin, é uma das funcionárias responsáveis pelo controle. E John Malkovich faz Donald Vidrine, um dos supervisores da BP, a empresa petrolífera que alugava a plataforma, que no filme resolve ignorar um teste preocupante de pressão – na realidade, a conclusão da investigação foi que uma série de erros foi cometida por várias das empresas envolvidas.
Ao site de VEJA, Wahlberg falou sobre a vida numa plataforma de petróleo e heroísmo. Confira:
O que você sabia deste mundo e como é trabalhar numa plataforma de petróleo? Não conhecia nada sobre a vida numa plataforma de petróleo. No caso da Deepwater Horizon, sobre a tragédia que aconteceu, eu sabia o que vi no noticiário e na mídia. Mas a maior parte da cobertura era sobre o desastre ambiental.
O que o surpreendeu ao ler o roteiro e ao pesquisar para o papel? Que 11 pessoas perderam suas vidas, e esse não foi o principal foco da história. E depois descobrir tudo, começar a entender como é a vida numa plataforma, como é uma profissão perigosa, que enorme sacrifício é estar longe das pessoas que ama, de sua família.
Consegue entender essa parte? Com certeza me identifico. Com certeza. Sou um homem de família dedicado, marido e pai, faço muito sacrifício para poder prover para minha família, o que significa estar longe muitas vezes, o que é a parte mais difícil do meu trabalho. Sim, então estou sempre contando os dias para poder voltar para casa, para a minha família.
Imagino que você tenha conversado com as pessoas afetadas por esse desastre. Que tipo de coisa precisa saber para desempenhar este papel? Tive a grande sorte de não apenas poder conversar com Mike como convencê-lo a atuar como consultor. Ele esteve conosco durante a filmagem. Queríamos que o filme fosse tão preciso quanto possível. E quem melhor do que o Mike, que conhecia a plataforma melhor do que ninguém e foi o último a sair aquela noite? Tive sorte. Mas era importante entender e comunicar a todos os atores, especialmente quem interpreta gente que não conseguiu escapar, como eram essas pessoas, as famílias que tinham, quem deixaram aqui.
Acredita em heróis? Com certeza. Mas acho que o herói pode ser alguém ajudando outra pessoa a sair de uma plataforma, ou alguém que dedica sua vida a seu país e sua comunidade. Professores. Com certeza. Acredito que existem muitos heróis por aí e precisamos continuar a honrá-los. E a celebrá-los.
Acha que já fez algo heroico? Talvez. Mas não gosto de ficar me gabando (risos).
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.