Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Governo eleva classificação etária da novela ‘O Tempo Não Para’

Folhetim agora é indicado para maiores de 12 anos. Linguagem imprópria e cenas com cigarro e álcool são alguns dos motivos da mudança

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 3 out 2018, 19h13 - Publicado em 3 out 2018, 13h40

Cenas de violência, linguagem imprópria e drogas, cigarros e bebidas alcoólicas foram os motivos que levaram o Ministério da Justiça a classificar a novela O Tempo Não Para como imprópria para menores de 12 anos.

A trama, de Mario Teixeira, já havia sido “autoclassificada” pela TV Globo como “recomendada para maiores de 10 anos”. O veto do governo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 2. O mesmo aconteceu com a anterior Deus Salve o Rei, porém a decisão foi anunciada pelo governo após o fim da exibição.

Em agosto, o Ministério da Justiça alterou a classificação indicativa da trama bíblica Jesus, da Record TV. A emissora anunciava que a novela não era recomendada para menores de 10 anos, mas a idade indicada foi aumentada em dois anos.

  • “Durante análise da novela foram constatadas tendências como apelo sexual, consumo de droga lícita, presença de arma com violência, morte intencional, ato violento, pena de morte, presença de sangue e crueldade”, de acordo com documento publicado no DOU na época.

    Na decisão mais recente, o governo federal também “reclassificou” a indicação de audiência de filmes da década de 70 do comediante Mazzaropi. A TV Brasil, que pretendia exibir Uma Pistola para Djeca, Betão Ronca Ferro e Um Caipira em Bariloche em classificação livre, terá de recomendar os filmes apenas para maiores de 14 anos.

    Continua após a publicidade
    Publicidade