Clique e assine com até 92% de desconto

Gotye tem de pagar US$ 1 mi a herdeiros de brasileiro

Cantor belga-australiano havia feito um acordo com espólio de Luiz Bonfá, falecido em 2001, para usar riff no hit 'Somebody That I used to Know'

Por Da Redação 17 Maio 2013, 19h42
Gotye levou três prêmios na noite do Grammy, o de gravação do ano, por 'Somebody that I Used to Know', melhor performance pop colaborativa e melhor álbum de música alternativa, por 'Making Mirrors'
Gotye levou três prêmios na noite do Grammy, o de gravação do ano, por ‘Somebody that I Used to Know’, melhor performance pop colaborativa e melhor álbum de música alternativa, por ‘Making Mirrors’ VEJA

O cantor belga-australiano Gotye está prestes a comemorar um ano no top 50 de singles da Austrália com o hit Somebody that I Used to Know. A música, que chegou ao número 1 nas paradas de 24 países, rendeu ao cantor e à sua parceira musical Kimbra os prémios Grammy de Recorde do Ano, Melhor Dupla Pop e Performance ao Vivo.

No entanto, o cantor australiano teve de dar adeus a 1 milhão de dólares que faturou com a canção na última quarta-feira. Isso porque Gotye havia feito um acordo com o espólio de Luiz Bonfá, guitarrista brasileiro falecido em 2001, para usar o riff — sequência de acordes que define a base de uma música — da faixa Seville, composta em 1967, no início de Somebody That I Used to Know.

O acordo, negociado antes da canção liderar as paradas em todo o mundo, consistia em dividir os royalties quase pela metade: 45% ficam com os herdeiros do artista brasileiro, que recebe também o crédito de coescritor da canção.

https://youtube.com/watch?v=VAny1bIApcA

‘Seville’

Seville é uma música composta em 1967 pelo guitarrista e compositor brasileiro Luiz Bonfá. A música faz parte do álbum Luiz Bonfá Plays Great Songs. O artista é reconhecido por seu trabalho na trilha sonora do filme brasileiro Orfeu Negro, de 1959, que também conta com músicas de Tom Jobim e João Gilberto. Luiz Bonfá trabalhou com grandes nomes da música como Quincy Jones, George Benson e Frank Sinatra, além de ter uma de suas músicas, Almost in Love, cantadas por Elvis Presley em 1968. Bonfá faleceu em 2001 no Rio de Janeiro, aos 78 anos.

Somebody that I Used to Know

Composta pelo belgo-australiano Gotye em parceria com a cantora e guitarrista Kimbra — e o brasileiro Bonfá. O single foi lançado em julho de 2011 e atingiu a primeira posição na parada musical de 24 países, e agora está prestes a completar um ano no top 50 de singles na Austrália. No Brasil, a faixa atingiu a 39ª posição, segundo a Billboard Brasil. Somebody That I Used to Know já vendeu cerca de 11,8 milhões de cópias pelo mundo e se tornou um dos singles digitais mais vendidos de todos os tempos.

Continua após a publicidade
Publicidade