Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Gaviões da Fiel faz homenagem ao ex-presidente Lula

Enredo situa erroneamente cidade natal do ex-presidente no sertão. Fábio Assunção é destaque

Por Da Redação 19 fev 2012, 03h46

Torcedor fanático do Corinthians, o ex-presidente Lula será o homenageado deste ano da escola de samba criada pela torcida organizada do clube. O enredo Verás que o Filho Fiel Não Foge à Luta – Lula, o Retrato de uma Nação contará a trajetória de Lula desde sua infância no agreste pernambucano até sua chegada à presidência, em uma espécie de remake do filme Lula, o Filho do Brasil, de Fábio Barreto.

A letra do samba, segundo a escola, toma como base elementos da literatura cordel, típica do Nordeste brasileiro. “Vai, meu gavião… / Cantando a saga do menino sonhador / Um filho do sertão, cabra da peste… Irmão / Que Deus pai iluminou!”, diz trecho do enredo, que situa erroneamente Garanhuns, terra natal do ex-presidente, no sertão. O município fica no agreste.

Na avenida, cada alegoria da Gaviões representará uma fase da vida do político. Um dos destaques da escola será o ator Fábio Assunção, que “dirigirá” a escultura em forma de automóvel baseada no carro usado por Lula no desfile da posse. O próprio Lula, que está em tratamento contra um câncer de laringe, seria destaque do desfile, mas foi proibido pelos médicos de ir ao sambódromo. Sua mulher, Mariza Letícia, vai representá-lo na avenida.

Publicidade