Fuga de super-heróis da agenda dos cinemas em 2020 assusta exibidores
Filme ‘Viúva-Negra’ é um dos mais recentes adiamentos remarcado para 2021

Quando os cinemas fecharam em março por causa da pandemia, os estúdios e exibidores logo deram início a um intrincado quebra-cabeças para reorganizar a azeitada agenda de estreias de 2020. James Bond e seu novo filme, 007: Sem Tempo para Morrer, foi a primeira superprodução a avisar que sairia do mês de abril para estrear em novembro. Parecia, então, que todos os longas, pequenos e grandes, se estapeariam por um espacinho nas salas no fim do ano. Mas o cenário mudou ao longo dos meses.
ASSINE VEJA

Filmes pequenos se mudaram para o streaming. Grandes produções, que dependem de bilheterias para pagar seus orçamentos portentosos, alteraram diversas vezes suas datas de lançamento. Muitos foram para 2021, empurrando a agenda até 2022. Um dos calendários mais drásticos a ser mudado foi o da Disney, o estúdio que domina as bilheterias do mundo com longas de super-heróis da Marvel, além de Pixar, Star Wars e o próprio selo infanto-juvenil Disney. Depois de colocar Mulan no canal de streaming Disney+, a jogada mais ousada do estúdio veio nesta quarta-feira, 23, quando Viúva Negra foi remanejado de novembro de 2020 para maio de 2021. A movimentação joga para frente outras estreias esperadas, como o grupo de heróis sobrenaturais Eternos e o primeiro longa da Marvel estrelado por um asiático, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, agora marcados para o fim do ano que vem. A única estreia da casa do Mickey Mouse que se manteve em 2020 foi o próximo filme da Pixar, Soul, ainda em novembro.
A movimentação, apesar de compreensível, deixou na mão os exibidores que, em um ano difícil e de portas fechadas, esperava que alguns rentáveis super-heróis pudessem salvar parte da receita do ano. Segundo a revista especializada Variety, o setor prevê uma queda de 80% das bilheterias em relação ao ano passado.
Neste quesito, Christopher Nolan provou sua paixão pelo cinema – e também seu alterego messiânico – ao manter a estreia do filme Tenet. Até o momento, o longa, soma 250 milhões de dólares em bilheteria mundial. Um número baixo para o potencial do filme, mas louvável pelas condições em que ele foi lançado.
Se Viúva Negra não virá para salvar os cinemas, a expectativa é que Mulher Maravilha 1984, marcado para dezembro, o faça. Assim como James Bond, que se mantém firme no mês de novembro. Isso se a pandemia deixar.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.