Clique e assine com até 92% de desconto

França indica filme sobre o pintor Renoir para o Oscar

Longa mostra o artista aos 74 anos e sofrendo de doenças da idade

Por Da Redação 16 set 2013, 17h28

Renoir, filme do diretor Gilles Bourdos sobre a vida do pintor impressionista Auguste Renoir, será proposto pela França para a categoria melhor longa estrangeiro da próxima edição do Oscar, anunciou nesta segunda-feira o Centro Nacional do Cinema, em Paris.

A história, que transcorre em 1915 na Costa Azul, relata a chegada à costa litorânea francesa de Renoir (Michel Bouquet), que aos 74 anos sofre de doenças da idade, e de Andrée (Christa Théret), uma jovem que se converterá em modelo do artista e transtornará a vida dele e de toda a sua família, incluindo a de Jean, o filho do pintor (Vincent Rottiers).

Todos os anos, a Academia de Hollywood escolhe os cinco títulos que competirão na categoria melhor filme estrangeiro, a partir de uma lista de 60 ou 70 propostas feitas por diferentes países.

Leia também:

Mulher compra Renoir por US$ 50 em mercado nos EUA

Pertences de Renoir vão a leilão nos EUA por até US$ 3 mi

As produções da França têm vivido um bom momento na premiação. Em 2012, O Artista, de Michel Hazanavicius, levou cinco estatuetas, entre elas a de melhor filme. Este ano, o longa franco-alemão Amor, de Michael Haneke, com Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant no elenco, foi o vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro.

A próxima cerimônia de entrega do Oscar está marcada para 2 de março. Até essa data, a academia anunciará uma lista curta de filmes e depois a seleção final. O Brasil deve indicar o longa Flores Raras, do cineasta Bruno Barreto, para tentar um lugar entre os finalistas de melhor filme estrangeiro.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade