Clique e assine a partir de 9,90/mês

Filmes sobre Amy e Nina Simone são pré-selecionados para o Oscar 2016

Documentários sobre as cantoras estão entre os quinze finalistas que disputarão uma indicação na cerimônia

Por Da Redação - 2 dez 2015, 15h04

A Academia de Hollywood divulgou o título dos quinze filmes que estarão na próxima fase de votação para a escolha do Oscar de melhor documentário. Originalmente, 124 produções foram submetidas à categoria. Entre os escolhidos, estão dois documentários sobre artistas da música: Amy, sobre Amy Winehouse, e What Happened, Miss Simone?, que gira em torno da vida da cantora Nina Simone.

Outras personalidades famosas aparecem na lista, como a jovem ativista Malala Yousafzai, com o filme Malala, dirigido por Davis Guggenheim, e o ator Marlon Brando, com o documentário A Verdade sobre Marlon Brando, de Stevan Riley. Também estão na lista as controversas produções Going Clear: Scientology and the Prison of Belief, sobre o obscuro mundo da cientologia; The Hunting Ground, sobre o caso de estupros em uma universidade americana; e Where to Invade Next, novo de Michael Moore, sobre as ações militares dos Estados Unidos.

Leia também:

Após documentário, Amy Winehouse terá cinebiografia

Dupla de ‘Amy’ se une para produzir documentário sobre Oasis

Os pré-selecionados ficam completos com os documentários americanos Best of Enemies e 3 1/2 Minutes, Ten Bullets; a coprodução franco-americana, Heart of a Dog; o mexicano Cartel Land; o indonésio The Look of Silence; o indiano Meru; o francês We Come as Friends; e o filme feito em parceria entre Ucrânia, Estados Unidos e Reino Unido, Winter on Fire.

As indicações do Oscar serão divulgadas no dia 14 de janeiro de 2016, e a cerimônia de entrega do prêmio ocorre no dia 28 de fevereiro, em Hollywood.

(Da redação com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade