Filme ‘Aquarius’, do brasileiro Kleber Mendonça Filho, concorre em Cannes
Longa que compete pela Palma de Ouro é estrelado pro Sônia Braga , Humberto Carrão e Irandhir Santos

O filme Aquarius, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, representará o cinema brasileiro no Festival de Cannes neste ano. De acordo com o anúncio, feito nesta quinta-feira, do delegado geral da competição, Thierry Frémaux, a produção concorrerá pela Palma de Ouro. Este é o primeiro longa nacional selecionado no festival desde 2011, ano em que Trabalhar Cansa foi selecionado na mostra Um Certo Olhar. O Brasil levou a Palma de Ouro apenas uma vez na história, em 1962, com O Pagador de Promessas.
LEIA TAMBÉM:
Curta brasileiro concorre à Palma de Ouro em Cannes
Filme de Woody Allen abrirá o 69º Festival de Cannes
Aquarius é estrelado por Sônia Braga, Humberto Carrão e Irandhir Santos. O filme conta a história de uma viúva que vive em Recife, rodeada de livros e registros, e tem o poder de viajar através do tempo. Esta é a primeira vez que Kleber Mendonça Filho participa da competição principal do festival. O diretor, de 48 anos, já obteve grande repercussão internacional com O Som ao Redor (2012), premiado em múltiplos festivais.
Além de Aquarius, o Brasil disputa este ano outra Palma de Ouro, na categoria de melhor curta-metragem, com A Moça que Dançou com o Diabo, do paulista João Paulo Miranda Maria, escolhido entre mais de 5 mil inscritos.
Outro filme também representará o cinema latino-americano em Cannes. Trata-se do longa argentino A Longa Noite de Francisco Sanctis, que participará da seção Um Certo Olhar, reservada a obras alternativas. No entanto, uma das cinematografias melhor representadas em Cannes nos últimos anos, a mexicana, estará ausente da seleção oficial. Frémaux explicou que o último filme do diretor Amat Escalante “ainda não estava preparado”, embora tenha lembrado que o cinema mexicano “está muito mal acostumado em Cannes, e não só em Cannes, porque um diretor mexicano ganhou o Oscar neste ano de melhor diretor”, em referência a Alejandro González Iñárritu, por O Regresso.
O 69º Festival de Cannes acontece de 11 a 22 de maio de 2016, na França. O filme Café Society, do diretor Woody Allen, foi o escolhido para abrir a nova edição do festival.
(Da redação com agências EFE e Estadão Conteúdo)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.