Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fernando Meirelles mostra ‘360’ do Festival de Toronto

Por Da Redação
8 set 2011, 10h10

Por AE

São Paulo – Setembro é um mês agitado para profissionais e fãs do cinema internacional. Começa com o saldo do Festival de Locarno (na Suíça, um dos mais importantes do circuito experimental), segue com o Festival Veneza trazendo o melhor da safra do segundo semestre, equilibrando-se entre blockbusters e independentes, e continua com Toronto (que começa hoje e termina no próximo dia 18) reunindo distribuidores e produtores do mundo todo, ávidos por encontrar e comprar filmes que serão destaque no fim do ano e início do próximo. A cada edição, o festival canadense, que não é competitivo, mas é disputadíssimo quando o assunto é descobrir quem são as maiores promessas do próximo Oscar, conquista mais espaço no ‘circuito classe A’ de festivais.

É lá, por exemplo, que Brad Pitt escolheu mostrar seu novo filme, “Moneyball”, dirigido por Bennett Miller, e que George Clooney vai sair diretor de Veneza (onde exibiu “Ides of March”) para o Canadá, onde estreia mundialmente “The Descendants” (aguardada produção de Alexander Payne), e que Francis Ford Coppola exibe seu experimental “Twixt”. E foi lá, também, que Fernando Meirelles escolheu para exibir pela primeira vez seu novo filme, “360”. “Outra coisa simpática deste festival, fora a cidade e a audiência atenta e calorosa, é o fato de não ser competitivo. Em Cannes, no segundo dia de festival, só se fala em quem está na frente de quem, as revistas fazem gráficos de chances de vencer, é como se você estivesse num campeonato de basquete ou coisa similar. Apesar de estar tão próximo dos EUA, Toronto não é sobre winners e loosers, mas sobre filmes”, disse o diretor brasileiro, antes de embarcar pela quarta vez para o festival.

Mesmo sendo ‘sobre filmes’, mostrar seus novos produtos em uma vitrine tão disputada pode ser bom, mas não necessariamente fácil. “A experiência vai ser dura. Como sempre. Muita imprensa, jantar, Q&A (debates) e, infelizmente, nenhum filme além do meu. Não vai dar tempo de assistir nada”, continuou Meirelles.

Continua após a publicidade

O diretor brasileiro, aliás, assim como a grande maioria, ‘acabou de acabar’ (ou quase) seu novo longa. “Assisti a 360 acabado pela primeira vez ontem à tarde. Tem cinco defeitos de imagem e problemas de mixagem, mas agora não há mais tempo de mexer. Vamos mostrar assim. Explico na abertura que não é a cópia final e depois arrumamos para Londres (em outubro, em que “360” é atração da noite de abertura do maior festival do Reino Unido). O filme foi finalizado em tempo recorde. Mesmo sabendo do risco de algo poder estar fora de lugar, não queria deixar de estar em Toronto para vender o filme para os EUA e, quem sabe, lançá-lo ainda este ano. Esse é meu objetivo.”

Entre os outros brasileiros que também terão uma maratona pela frente e tentar um lugar ao sol no disputado mercado de exibição estrangeiro estão “Girimunho” (de Helvécio Marins e Clarissa Campolina, que também vão ‘pular’ de Veneza, onde integraram a seção Horizontes, para Toronto), o aguardado “Heleno”, de José Henrique Fonseca, sobre o jogador de futebol Heleno de Freitas, e que faz première mundial no Canadá, “Histórias Que Só Existem Quando Lembradas”, de Julia Murat, que estreia na direção de longas de ficção; “O Abismo Prateado”, de Karim Aïnouz (que integrou a Semana da Crítica em Cannes). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.