Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Febre dos blocos já contagia o Rio de Janeiro

Agenda de ensaios mobiliza os foliões desde janeiro. Há programas para todos os gostos, seja nos morros ou nas casas de show da Lapa

Por Rafael Lemos 5 fev 2011, 12h04

Considerado morto no fim do século passado, o carnaval de rua do Rio de Janeiro ressuscitou na última década, chegando ao número recorde de 424 blocos autorizados a desfilar esse ano. Diante da profusão de eventos carnavalescos por todos os cantos da cidade, desde o ano passado, a prefeitura do Rio se viu obrigada a garantir a infraestrutura para os foliões, estabelecendo roteiros, e oferecendo 13.000 banheiros químicos, UTIs móveis e publicação de um guia de blocos bilíngue, com 1 milhão de exemplares. Mas antes mesmo de toda essa parafernália estar funcionando, o alegre carnaval dos blocos já começou. Daqui até o início da folia oficial, é difícil haver um dia sem alguém ensaiando.

Os blocos são a porção mais democrática do carnaval carioca. Há os que fazem parte da história do Rio de Janeiro, como o Cordão da Bola Preta, fundado em 1918, e os recém-nascidos, como o Exalta Rei – que se concentra na praia da Urca e “desfila” até a calçada em frente ao prédio onde mora Roberto Carlos – poucos metros adiante. Há os que marcaram época e continuam arrastando multidões, como a Banda de Ipanema, dos anos 1970, o Simpatia é Quase Amor e o Suvaco do Cristo, da década seguinte. Entre os responsáveis pelo renascimento do carnaval de rua, destacam-se o Cordão do Boitatá e o Céu na Terra. E há aqueles que são apenas engraçados e divertidos – que nem ensaiam, porque não precisam. Caso do Concentra mas não sai, um dos muitos nomes engraçados de um carnaval que tem também o Vem Nimim que sou Facinha, o Cachorro Cansado, o Meu Bem eu Volto Já.

Simpatia é Quase Amor no carnaval de 2010: desfile reuniu 50 mil pessoas em Ipanema
Simpatia é Quase Amor no carnaval de 2010: desfile reuniu 50 mil pessoas em Ipanema VEJA

Para sair em qualquer um deles, não é preciso pagar nada, nem comprar fantasia. Mas recomenda-se ficar de olho nas camisetas oficiais. O Simpatia é Quase Amor, por exemplo, já teve camisetas assinadas por Carlos Scliar, Vik Muniz e Rubens Gerchman, entre muitos outros desde sua fundação, em 1985. Elas estão à venda nos ensaios que lotam a agenda dos amantes do carnaval.

A democracia dos blocos estende-se aos ensaios. Eles acontecem em favelas e casas de show, e também na rua, sempre com um botequim que serve de âncora para os foliões. Todos são cheios e encalorados, porém divertidos. Em todos os fins de semana de fevereiro, a partir das 18h, a Orquestra Popular Céu na Terra – ligada ao bloco de mesmo nome – se apresenta na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil. Neste sábado, os ritmos escolhidos são marcha-rancho e maxixe, com o convidado Edu Kriger. No domingo, é a vez das marchinhas, com participação de João Roberto Kelly, maior compositor do gênero e que comemora 50 anos de carreira.

Outra opção para este fim de semana é a roda de samba promovida pelo pessoal do bloco Spanta Neném no Morro Santa Marta, em Botafogo. A favela se tornou uma das favoritas dos turistas após a chegada da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A festa acontece na quadra da escola de samba local, a Mocidade Unida do Santa Marta.

E o clima de festa continua durante a semana. Na terça-feira, acontece o lançamento do CD do 6º Concurso Nacional de Marchinhas, na Parada da Lapa. Por um ingresso de 10 reais, o folião leva um exemplar do disco, e ainda curte o show da Banda Fundição, com as participações especiais de Eduardo Dussek e Serjão Loroza.

No mesmo dia, acontece a primeira etapa da escolha do samba do bloco Imprensa que eu Gamo (bloco de jornalistas, claro), a partir das 20h, na sede do Cordão do Bola Preta, no Centro. O evento também marca o lançamento da camiseta do bloco para o Caranaval 2011.

Na quinta-feira, é a vez do Simpatia é Quase Amor ensaiar na casa Parada da Lapa. O bloco, que desfila em Ipanema, arrastou 50 mil pessoas no carnaval passado, e é um dos preferidos dos jovens em busca de beijos na boca. Outro bloco com esse perfil é o Suvaco de Cristo, que ensaia no Teatro Odisséia, também na Lapa, todas as sexta-feiras, a partir das 22h.

Abaixo, confira os eventos que vão agitar o Rio nos próximos dias:

05/02/2011 – Sábado

Céu na Terra e convidados

Local: Área externa do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB Rio) – Rua Primeiro de Março, 66, Centro.

Horário: 18h

Entrada: Grátis

Lotação: 155 lugares

Convidado: Edu Krieger

Informações: (21) 3808.2020

Que Merda é Essa?!

Apresentação do samba 2011

Local: Bar Paz e Amor. Rua Garcia D’Ávila, 173 – Ipanema

Horário: 18h

Entrada: Grátis

Classificação Etária: livre

Roda de samba com a bateria do bloco Que Merda é Essa?

06/02/2011 – Domingo

Céu na Terra e convidados

Local: Área externa do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB Rio) – Rua Primeiro de Março, 66, Centro.

Horário: 18h

Entrada: Grátis

Lotação: 155 lugares

Convidado: João Roberto Kelly

Informações: (21) 3808.2020

Meu bem, Volto já

Lançamento da camiseta na feijoada do Chápeu Mangueira

Local: Quadra do Chapéu Mangueira. Ladeira Ary Barroso, 66 – Leme

Horário: 13h

Entrada: Franca

Classificação Etária: livre

Realizada sempre no primeiro domingo do mês, a feijoada conta com roda de samba comandada pela bateria do bloco, que é formada por moradores do morro do Chapéu e da Babilônia. Feijoada completa: 13 reais. Camiseta 2011 do Meu Bem, Volto Já!: 15 reais (preço promocional de lançamento).

07/02/2011 – Segunda

Bloco de Segunda (Roda de samba com Rafael Lobo e o grupo Samba Forte)

Continua após a publicidade

Lançamento da camiseta

Local: Far Up, na Cobal de Humaitá. Rua Voluntários da Pátria, 446 – Humaitá

Horário: 19h

Entrada: Franca

Classificação Etária: 18 anos

08/02/2011 – Terça

Imprensa que eu Gamo

Escolha do Samba e Lançamento de Camiseta

Local: Sede do Cordão da Bola Preta. Rua da Relação, 3 – Centro

Horário: 20h

Entrada: 15 reais e 20 reais (camiseta + entrada)

Classificação Etária: 18 anos

10/02/2011 – Quinta

Simpatia é quase amor

Ensaio do bloco

Local: Parada da Lapa. Rua dos Arcos, s/n – Lapa

Horário: 22h

Entrada: 20 reais e 15 reais (lista amiga até 23h)

Classificação Etária: 18 anos

Lista amiga – contato@paradadalapa.com.br

11/02/2011 – Sexta

Suvaco do Cristo

Ensaio do bloco

Local: Teatro Odisseia. Rua Mem de Sá 66 – Lapa

Horário: 22h

Entrada: 18 reais (até as 23h), 22 reais (após as 23h)

Classificação Etária: 18 anos

O bloco faz ensaios no Teatro Odisséia as sextas durante todo o mês de janeiro e fevereiro, até dia o 4 de março. Os ensaios contam com a bateria do Suvaco do Cristo e convidados especiais. Informações: (21) 2224.6367

12/02/2011 – Sábado

Bloco dos Barbas

Ensaio do bloco

Local: Praça Mauro Duarte em Botafogo (próximo a Rua General Polidoro)

Horário: 19h

Entrada: Grátis

Classificação Etária: livre

13/02/2011 – Domingo

Bloco Só Caminha

Desfile

Concentração: Largo dos Leões às 12h – Botafogo

Bloco Vira-Lata

Desfile

Concentração: Av. Delfim Moreira às 10h – Leblon

Continua após a publicidade
Publicidade