Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Farofa no tapete vermelho: Festival de Cannes se rende ao TikTok

Nova parceria com popular rede chinesa busca aproximar a festa mais intelectualizada do cinema - que chegou a proibir selfies - das novas audiências

Por Gabriela Caputo 15 mar 2022, 17h18

Famoso por seu espírito intelectualizado e blasé, o Festival de Cannes sempre se orgulhou de sua resistência a novos hábitos tidos como mundanos, ou mesmo cafonas. Em 2018, uma trivialidade então no ápice da glória foi proibida no tapete vermelho do evento: para impedir as selfies, até seguranças entravam em ação. Na época, Thierry Frémaux, diretor artístico da premiação francesa, argumentou que esse tipo de foto provocava desordem, prejudicando a “qualidade da experiência” do tapete vermelho e do festival em si. Agora, porém, Cannes se rende às evidências de que sua arrogância não tem mais lugar num mundo hiperconectado. Para se popularizar, o festival acaba de firmar uma parceria com o aplicativo cujos vídeos popularescos até pouco tempo atrás seriam um anátema em suas sessões chiques: o TikTok. 

O objetivo é alcançar a atenção da geração Z ao redor do globo, possibilitando aos usuários do TikTok — que já superam a marca de 1 bilhão — acesso a conteúdo exclusivo dos bastidores, cenas saídas diretamente do tapete vermelho e entrevistas. A parceria também prevê a competição #TikTokShortFilm, dentro do próprio aplicativo, na qual podem concorrer curtas-metragens verticais com duração entre 30 segundos e 3 minutos. Nessa primeira edição, o júri será presidido por um diretor conhecido, cujo nome só será revelado posteriormente, e três prêmios serão entregues durante o festival, em um evento com presença de Thierry Frémaux. 

O diretor de Cannes, quem diria, diz estar curioso e ansioso para que o aplicativo de vídeos compartilhe a magia do festival com uma audiência mais ampla e mais global que nunca. “Com essa colaboração – que faz parte do desejo de diversificar o público – buscamos compartilhar os momentos mais emocionantes e inspiradores do festival e vê-lo reimaginado pelas lentes dos criadores do TikTok e sua comunidade”, afirmou Frémaux. Não menos importante, claro, é o seguinte detalhe: o TikTok também apoiará o festival de cinema financeiramente.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.