Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ewan McGregor: “Senti medo real do Darth Vader”

O ator escocês de 51 anos conta como foi retomar o papel de Mestre Jedi na série 'Obi-Wan Kenobi', que estreia na Disney+ nesta sexta-feira, 27

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 11h52 - Publicado em 27 Maio 2022, 06h00
CULTO - McGregor: “Descobri que interpretar Obi-Wan estava naturalizado em mim” -
CULTO - McGregor: “Descobri que interpretar Obi-Wan estava naturalizado em mim” – (Reprodução/Instagram)

Como foi retornar ao papel de Obi-Wan Kenobi, dezessete anos após interpretá-lo em Episódio III — A Vingança dos Sith? Eu realmente gostei de interpretá-lo de novo, agora um pouco mais velho. Digo mais velho porque a idade do personagem está mais próxima da idade com que Alec Guinness o interpretou em Episódio IV — Uma Nova Esperança (1977). Atuar em uma série, com mais tempo que os noventa minutos de um filme, me deu a oportunidade de vivenciar uma grande história. Descobri que interpretá-lo já estava naturalizado em mim.

Obi-Wan Kenobi é ambientado poucos anos antes de o personagem duelar até a morte com Darth Vader em Episódio IV. Como foi, finalmente, contracenar com o vilão? A série se passa entre o Episódio III e o IV, então, sim, vamos ver a ascensão de Darth Vader. Não contracenei com o vilão no cinema, apenas com Anakin. Mas vou confidenciar uma coisa sobre as gravações da série. Estávamos ensaiando uma cena em que Darth Vader aparece, mas, como era ensaio, o ator não estava com o capacete do vilão. Eu me afastei para fazer a maquiagem e a equipe ficou lá trabalhando. Quando voltei para o set e a diretora falou “ação”, eu me virei para atuar e fiquei em choque com o que vi. Senti um medo absoluto e real. Não fingi. Foi real. Voltei aos 7 anos de idade, quando vi o primeiro filme. É como ver o filme Tubarão pela primeira vez. Nunca havia tido essa sensação.

Os fãs de Star Wars criaram uma religião Jedi. Como seu personagem é um dos Jedi mais poderosos, você se sente como um sacerdote dessa “seita”? Já ouvi falar sobre essa religião, mas não sei muito a respeito. Há pessoas que gostam de filmes e há pessoas que meio que vivem os filmes e transformam isso em sua vida. Como faz para ser um Jedi de verdade? Os Jedi são pacíficos e compreensivos. Suponho que as pessoas que os cultuam são atraídas por isso. Não é algo ruim.

Continua após a publicidade

Episódio I — A Ameaça Fantasma (1999) é considerado por muitos fãs como o pior filme da franquia. Qual é a sua opinião sobre ele? Cada geração tem um relacionamento diferente com esse episódio. Já conheci um monte de gente que ama os primeiros filmes. A maioria das pessoas gosta mais do terceiro filme que dos outros dois primeiros. Prefiro não me envolver nesse tipo de fã-clube.

Veremos Obi-Wan Kenobi lutando novamente com seu sabre de luz? Não posso dizer, mas Obi-Wan está muito perdido em sua fé. Ele está tentando ter uma vida normal. Tentando não ser um Jedi e não usar a Força. Ele está muito, muito enferrujado.

Publicado em VEJA de 1 de junho de 2022, edição nº 2791

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.