Ettore Scola dá adeus ao cinema

Ettore Scola, autor, entre outros, de clássicos como “Um dia muito especial”, “Feios, Sujos e Malvados” e “O Baile”, decidiu pôr um ponto final na carreira cinematográfica, anunciou ele numa entrevista divulgada na edição desta segunda-feira do jornal italiano ‘Il Tempo’.
“Estava prestes a rodar um filme com Gérard Depardieu. Tudo estava preparado, mas não me senti capaz de fazê-lo (…) Foi uma decisão natural”, disse o cineasta de 80 anos, que disse não querer tornar-se “uma dessas velhas senhoras que saem de salto alto e batom nos lábios para ficar junto aos jovens”.
“Não consigo mais viver o mundo do cinema como antigamente, com alegria e leveza. Há certas lógicas da produção e da distribuição que não têm mais a ver comigo”, explicou ele.
“Para mim, é fundamental ter liberdade de escolher e renunciar. Começava a me sentir obrigado a respeitar regras que não me faziam mais sentir livre”, acrescentou.
“Hoje, é o mercado que faz as escolhas. Antes, era também importante, mas dava grandes espaços à autonomia. Os produtores estavam prontos também para arriscar e experimentar. A crise econômica agravou a situação”, lamentou.
“Tendo em vista minha idade, sei que fiz o que deveria. Não tenho arrependimentos. Trabalhei sempre com uma grande liberdade. Num certo estágio, é melhor se aposentar”, concluiu ele.
Em 1974, Ettore Scola conheceu um enorme sucesso internacional com “C’eravamo tanto amati”, “Nós que nos amávamos tanto”, um afresco da sociedade italiana após a Segunda Guerra Mundial, dedicado a seu amigo – o ator e cineasta Vittorio de Sica.
Em 1976, recebeu o prêmio de melhor direção do Festival de Cannes por “Feios, Sujos e Malvados” (“Brutti, sporchi e cattivi”). E em 1977, dirigiu o extraordinário face a face de Sophia Loren e Marcello Mastroianni em “Um dia muito especial” (“Una giornata particulare”).
Em 1980, o Festival de Cannes o recompensou novamente com o Prêmio de Melhor Roteiro por “O Terraço” (“La Terrazza”).
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)