Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Entrega dos Prêmios Nobel coincidirá com 4 manifestações em Estocolmo

Por Da Redação 9 dez 2011, 12h50

Estocolmo, 9 dez (EFE).- A solene cerimônia de entrega dos Prêmios Nobel, que será realizada neste sábado em Estocolmo, vai coincidir com a realização de quatro manifestações na cidade, apesar de nenhuma ser relacionada com a premiação.

O porta-voz da Polícia de Estocolmo, Kjell Lindgren, afirmou nesta sexta-feira à Agência Efe que estão previstas quatro grandes manifestações em diferentes pontos da cidade, embora nenhuma ameace a realização da cerimônia de entrega dos Prêmios Nobel.

‘Ninguém tem interesse em perturbar a cerimônia’, completou o porta-voz. A entrega dos Prêmios Nobel de Medicina, Química, Física, Economia e Literatura, que começará às 12h30 (horário de Brasília), será feita pelo rei Carl Gustav da Suécia.

Segundo a polícia local, três manifestações estarão ocorrendo no mesmo momento da cerimônia, sendo que duas delas foram convocadas por movimentos ultranacionalistas, como o chamado ‘Mantenha a Suécia sueca’, e uma ligada aos grupos de extrema esquerda.

O porta-voz assegurou que a Polícia da cidade está preparada para controlar tanto as manifestações como o acesso dos convidados da cerimônia. ‘Não estamos preocupados’, ressaltou.

Essa não será a primeira vez que uma manifestação coincide com a semana de realização da cerimônia de entrega dos Prêmios Nobel, mas é a primeira vez que será registrada no mesmo dia. EFE

Continua após a publicidade

Publicidade