Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Em livro, Tarantino traz análises muito pessoais sobre clássicos do cinema

Uma aula passional vinda de uma mente brilhante

Por Diego Braga Norte Atualizado em 4 jun 2024, 09h38 - Publicado em 7 jan 2024, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quentin Tarantino, de 60 anos, sabe que é um dos grandes cineastas da sua geração. Em seu novo livro, Especulações Cinematográficas, ele se revela também um notável — ainda que egocêntrico — teórico sobre o tema. Versado na gramática cinematográfica, Tarantino pouco comenta sobre sua obra, mas aponta pontos fortes e falhas em roteiros, direção de atores, movimentos de câmera e até no uso de trilhas sonoras de outras. E, sim, ele acha que faz tudo isso melhor do que os outros. Frequentador assíduo de cinemas desde os 7, leitor voraz de revistas e livros sobre filmes, e — algo fundamental em sua formação — morador de Los Angeles, ele cresceu junto com Hollywood.

    Especulações cinematográficas

    Depois de lançar uma adaptação romanceada do filme Era Uma Vez em… Hollywood, em 2019, Tarantino foi chamado de “oportunista” por parte da imprensa americana. Talvez por isso tenha decidido escrever outra obra. Ele acerta ao optar por falar sobre o assunto que mais ama e domina. Misturando autobiografia com resenhas e histórias de bastidores, o título é saboroso e deve agradar não apenas aos seus fãs, mas a todos que gostam de um bom filme (ou de boas fofocas).

    Era uma vez em Hollywood

    Segundo uma famosa cronologia proposta pelo crítico Mark Harris, o começo da chamada Nova Hollywood aconteceu em 1967, com o lançamento do filme Bonnie e Clyde — retratando dois assaltantes como heróis e um final violentíssimo que remetia às emboscadas no Vietnã. Tarantino nasceu em 1963, e sua educação cinéfila no final dos anos 1960 e ao longo dos 1970 coincide com um dos períodos mais criativos de Hollywood, com ousadias narrativas e estéticas.

    Continua após a publicidade
    LIVRO Especulações Cinematográficas
    ESPECULAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS, – de Quentin Tarantino (tradução de André Czarnobai; Intrínseca; 400 páginas; 89,90 reais e 62,90 reais em e-book) (Intrínseca/Divulgação)

    É a filmes daquele período fértil, como Bullitt (1968), Perseguidor Implacável (1971) e Fuga de Alcatraz (1979), que o diretor dedica suas análises. Como profissional do ramo, cinéfilo e muito bem-­relacionado, ele saca seu olhar treinado para expor detalhes que passam despercebidos aos espectadores normais. Conta que Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese, o impactou por diferentes motivos. Há um lunático como protagonista, algo impensável até então. Nova York nunca pareceu tão real, suja e sem glamour como retratada no filme. E o banho de sangue do tiroteio final, para ele, é “um dos desfechos mais violentos e dinâmicos da história do cinema”.

    Quentin Tarantino: The Iconic Filmmaker and His Work

    Continua após a publicidade

    A escrita de Tarantino é descontraída e direta. Com isso, ele consegue se fazer entender facilmente por qualquer leitor, mas o texto perde ao apelar para uma profusão de palavrões (nem um adolescente desbocado falaria tantos!) e metáforas de gosto duvidoso. Um exemplo: “Ao combinar a corajosa atuação cômica de Peter Boyle com seu discurso horripilante, Avildsen criou um drinque à base de m*** perturbadoramente saboroso” — escreve sobre o filme Joe — Das Drogas à Morte (1970), de John G. Avildsen.

    Impetuoso, Tarantino não hesita em criticar filmes de seus ídolos, como Scorsese, Sam Peckin­pah ou Brian De Palma. “Ainda que eu adore Os Implacáveis, ele tem defeitos irritantes que são culpa exclusiva de Peckinpah”, diz, indicando que as viradas no roteiro são baseadas em acontecimentos “muito improváveis”. Corajoso e passional, o livro é a obra mais pessoal do diretor, incluindo na conta seus dez longas-metragens. Um belo vislumbre do que se passa na cabeça de um autor que não só faz, mas pensa o cinema.

    Publicado em VEJA de 5 de janeiro de 2024, edição nº 2874

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.