Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Dourado, laranja e minimalismo: conheça as tendências do próximo verão

Especialistas em beleza analisam quais são as cores, texturas e estilos de maquiagem e cabelo que estarão em alta na próxima estação

Por Raquel Carneiro 23 mar 2013, 08h31

Alinhados com os estilistas da moda, os profissionais do universo da beleza, conhecidos como beauty artists, são peças fundamentais em semanas de moda que apresentam tendências não só de vestuário, mas também de maquiagem e cabelo. Para chegar ao que será ou não usado nas cores, texturas e estilos nas passarelas, um longo caminho de referências e inspirações é trilhado por estes profissionais.

“Tudo é fonte de pesquisa. Campanhas de beleza, revistas internacionais, filmes. Analisamos se, de uma estação para outra, vai ter mais brilho ou não”, explica o cabeleireiro Celso Kamura, responsável pelos desfiles de Alexandre Herchcovitch e Samuel Cirnansck nesta última edição do São Paulo Fashion Week. “A beleza para o próximo verão é mais minimalista. Um minimalismo mais sutil, tecnológico, uma beleza que seja natural, mas que quem olha sabe que aquele make deu trabalho para ser feito”, acrescenta Kamura.

Leia também

Leia também – ‘A fantasia não está na moda, e sim o pé no chão’, diz estilista da UMA

Sem estampas de banana, moda brasileira tenta se firmar no exterior

A moda agora é a roupa mastigadinha

Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C Cosmetics, que fez as maquiagens desfiladas por R.Rosner, analisa que as tendências não são simplesmente decididas entre um grupo de pessoas, mas sim criadas, de um modo natural. “É como se, naturalmente, todos começassem a se interessar de repente pelo vermelho. Ao final de uma temporada de moda, sempre temos um ‘resumo’, um balanço, e é curioso observar como, sem trocar informação, algumas pessoas seguem o mesmo caminho”, analisa Fabiana. “Ainda assim, a principal característica da beleza atual é o fato de a maquiagem não ser usada como receita de bolo, é mais sobre expressar um estado de humor, sobre brincar com a maquiagem e usá-la muitas vezes como acessório e não como arma de sedução”, finaliza.

Confira abaixo um resumo dos melhores looks de beleza desfilados na edição de verão 2013/2014 do SPFW com análise de Celso Kamura e da maquiadora Fabiana Gomes.

Continua após a publicidade
Publicidade