Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Discos de vinil registram maiores vendas em 20 anos

Cerca de 800.000 unidades foram vendidas desde o início de 2014, superando as 780.000 vendidas em 2013

Por Da Redação 17 out 2014, 12h41

As vendas de discos de vinil no Reino Unido estão prestes a atingir seu melhor nível em quase 20 anos, impulsionadas pelo Arctic Monkeys e por Jack White, segundo números do mercado apresentados pela Official Charts Company. Cerca de 800.000 unidades foram vendidas desde o início de 2014, superando as 780.000 vendidas em 2013.

Leia também:

Novo disco de Jack White bate recorde em vendas de vinil

U2 lança vinil com trilha de filme sobre Mandela

Se a tendência for mantida até dezembro, as vendas podem passar de 1 milhão de unidades, o melhor resultado anual desde 1996, quando 1.083.206 vinis foram vendidos. O vinil mais vendido daquele ano foi The Score, do trio de hip hop americano Fugees.

Em 2014, o álbum AM, do Arctic Monkeys, que já tinha registrado as melhores vendas do ano passado, manteve o primeiro lugar. O grupo de rock também está na décima posição, com o álbum Whatever People Say I Am That’s What I’m Not. O segundo lugar ficou com Lazaretto, de Jack White, enquanto Definitely Maybe, do Oasis, levou o bronze. O Led Zeppelin ocupa três dos dez primeiros lugares do ranking com seus álbuns Led Zeppelin (5º), Led Zeppelin III (7º) e Led Zeppelin II (9º).

“Os discos de vinil podem ter sido considerados subprodutos de uma época superada, mas, na verdade, representam um formato em expansão que faz um verdadeiro retorno em plena era digital”, declarou Lynne McDowell, a porta-voz do BPI, que representa a indústria musical britânica. “Em um mundo cada vez mais digital, parece que os amantes da música ainda procuram um produto tangível com desenhos originais, de alta qualidade de áudio e um som puro.”

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade

Publicidade