Diretor japonês Hayao Miyazaki receberá Oscar honorário
O cantor Harry Belafonte, o roteirista Jean-Claude Carrière e a atriz Maureen O'Hara também serão laureados pela Academia de Hollywood

O diretor japonês Hayao Miyazaki, o cantor americano Harry Belafonte, o roteirista francês Jean-Claude Carrière e a atriz irlandesa Maureen O’Hara receberão um Oscar honorário este ano, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nesta quinta-feira.
“O Governor’s Award reflete o cinema não de um ano, mas de toda uma vida”, explicou a presidente da instituição, Cheryl Boone Isaacs.
Em 2002, o japonês Miyazaki, 73 anos, levou o Oscar de melhor filme de animação por A Viagem de Chihiro. Foi indicado nessa mesma categoria por O Castelo Animado (2006) e Vidas ao Vento (2014). Recentemente, o cineasta anunciou sua aposentadoria do cinema para se dedicar a histórias em quadrinhos japoneses, os mangás.
Belafonte, 87, que também é produtor e cantor, receberá o prêmio humanitário Jean Hersholt em reconhecimento a seu ativismo. Ele lutou a favor do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos e pelo fim do Apartheid na África. O músico também é um dos principais colaboradores de Martin Luther King Jr.
Carrière, 82, ganhou em 1962 a apreciada estatueta dourada pelo curta Feliz Aniversário, que compartilhou com seu compatriota Pierre Étaix. O francês conseguiu outras três indicações: duas delas com o diretor espanhol Luis Buñuel, com quem colaborou por duas décadas.
Maureen O’Hara, de 94, tem uma longa filmografia, que inclui sucessos como O Corcunda de Notre Dame (1939), O Cisne Negro (1942), Rio Grande (1950) e A Paixão de uma Vida (1955).
Em sua sexta edição, a entrega dos prêmios está marcada para 8 de novembro, em Hollywood. Em 2013, a atriz americana Angelina Jolie recebeu um Oscar honorário por seu trabalho humanitário. Na ocasião, também foram premiados o figurinista italiano Pietro Tosi e os atores Angela Lansbury e Steve Martin.
(Com agência France-Presse)





