Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

De Regina Duarte a Sérgio Reis: os artistas que mais apoiam Bolsonaro

Em comparação com Lula, apoio da classe ao atual presidente é menos diversificado - mas há aqueles que o defendem ruidosamente, faça chuva ou faça sol

Por Marcelo Canquerino Atualizado em 24 ago 2022, 14h34 - Publicado em 24 ago 2022, 11h55

Desde que Jair Bolsonaro (PL) foi eleito, em 2018, ele passou a receber um apoio mais explícito de pessoas da classe artística. Apesar de alguns terem se arrependido, caso do cantor Lobão, outros permanecem ao lado do atual presidente, que atualmente mira a reeleição. Em comparação com Lula (PT), que também está na corrida presidencial e tem apoio de nomes como Anitta, Martinho da Vila, Gilberto Gil e Camila Pitanga, Bolsonaro tem menos celebridades dispostas a defender seu governo – a maior parte delas está na ala do sertanejo. Mas aqueles que apoiam costumam ser ruidosos. Veja abaixo os artistas que defendem com mais vigor o atual presidente:

Regina Duarte

Brazil’s New Culture Secretary
Regina Duarte e Jair Bolsonaro durante sua posse no Palácio do Planalto, em Brasília (Andre Borges/NurPhoto/Getty Images)

Nos últimos vinte anos, a atriz chamou a atenção do país pelo seu posicionamento político de direita. Mesmo antes da ascensão do bolsonarismo, ela já defendia pautas alinhadas com governo atual – como, por exemplo, ser contra a demarcação de terras indígenas. Durante as eleições de 2018, a atriz passou a citar Jair Bolsonaro diretamente, demonstrando apoio, algo que se intensificou quando ele assumiu a presidência, em 2019. A relação entre os dois era tão boa que, em março de 2020, Regina assumiu a Secretaria de Cultura após Roberto Alvim ser exonerado por fazer um discurso com referências nazistas. Apesar de ter durado apenas dois meses no cargo e de ter enfrentado uma saída humilhante, a atriz ainda mantém apoio ferrenho a Bolsonaro. Recentemente, usou suas redes sociais para endossar, e amplificar, ataques aos artistas que assinaram uma carta em defesa a democracia organizada pela Faculdade de Direito da USP. 

Gusttavo Lima

CABO ELEITORAL - Gusttavo Lima: o cantor sertanejo reuniu 11 milhões de fãs em uma única live -
Gusttavo Lima  (./Divulgação)

No meio artístico, o segmento da música sertaneja do Brasil é o que mais comporta seguidores de Jair Bolsonaro. Um dos principais nomes do gênero, Gusttavo Lima apoia declaradamente (e desde sempre) o atual presidente e sua gestão — por mais que hoje prefira evitar o assunto política. No dia 27 de maio, um helicóptero decorado com uma bandeira do Brasil e uma foto de Bolsonaro sobrevoou Goiânia, perto do local onde a comitiva presidencial havia passado em motociata. A aeronave pertencia ao Frigorífico Goiás – que, na época, estava vinculado ao sertanejo e foi responsável por criar a “Picanha Mito” em homenagem ao presidente. Em julho, Gusttavo Lima rompeu contato com o frigorífico, mas seu apoio a Bolsonaro permanece intacto. 

Mateus e Cristiano

Mateus e Cristiano
A dupla sertaneja Mateus e Cristiano cantando o jingle Capitão do Povo durante live (Facebook Jair Messias Bolsonaro/Reprodução)

Reforçando o grupo de sertanejos que sempre demonstraram estar ao lado do presidente está a dupla Mateus e Cristiano. Os dois, que são irmãos gêmeos, não escondem o apoio a Bolsonaro. Em maio deste ano, eles lançaram o jingle Capitão do Povo como parte da campanha de reeleição do presidente. Na música, os cantores exaltam o lema “Brasil acima de tudo e Deus acima de Todos”, além de falar que Bolsonaro é a “salvação do Brasil” e que vencerá as eleições. A apresentação do jingle foi feita por Mateus e Cristiano em uma live no Facebook do presidente, ao lado do empresário bolsonarista Luciano Hang e do ex-ministro Walter Braga Netto. 

Humberto Martins

Continua após a publicidade
.
 Humberto Martins (Marck Saglia/ Divulgação SG Company/Divulgação)

O ator é um das poucas exceções de artistas da Globo que apoiam a gestão de Jair Bolsonaro. Conhecido como o galã descamisado das novelas nos anos 2000, Humberto Martins hoje não tem medo de expor de peito aberto seu posicionamento político — alinhado ao do atual presidente. Em maio, durante sua passagem pelo Festival de Cinema de Vassouras, no Rio de Janeiro, ele disse estar satisfeito com o atual governo e que o presidente “está governando para quem precisa”. Na mesma ocasião, o ator também deixou claro que não tem medo de que a classe artística se volte contra ele. Humberto Martins permanece como ator da Globo e estará presente em Travessia, próxima novela do horário nobre e substituta de Pantanal

Sérgio Reis

Sérgio Reis e Bolsonaro
Sérgio Reis e Bolsonaro (Reprodução/VEJA)

O cantor, que começou na Jovem Guarda e mais tarde migrou para o sertanejo, tornou-se próximo de Jair Bolsonaro no período em que foi eleito deputado federal em São Paulo. Hoje, aos 81 anos, Sérgio Reis permanece apoiando o presidente. No começo do mês, o cantor teve um vídeo vazado no qual convoca caminhoneiros e a própria população para ir às ruas em defesa do governo e para pedir o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Nas redes sociais, Reis recebeu uma saraivada de críticas e a atitude fez com que tivesse shows e trabalhos publicitários cancelados. Mas ele segue com Bolsonaro sem pestanejar. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.