Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

De lixo a preços surreais: vídeo satiriza problemas do Rio

Grupo usa o hit 'Happy', de Pharrell Williams, para criar versão bem-humorada da cidade que vai receber milhões de turistas na Copa e na Olimpíada de 2016

Por Da Redação 25 mar 2014, 17h33
Cena do clipe 'Happy in Rio'
Cena do clipe ‘Happy in Rio’ VEJA

Em sua visita ao Rio de Janeiro na semana passada, o ator e cantor Hugh Laurie (Dr. House) disse ter ficado impressionado com o alto preço cobrado por um simples biquíni na praia. Isso não é nenhuma novidade para quem precisa conviver diariamente com os valores abusivos cobrados por qualquer produto ou serviço local. Em uma página no Facebook, curtida por mais de 200.000 pessoas, a capital ganhou até uma nova moeda: o surreal. Mas esse é apenas um dos grandes problemas que enfrenta a cidade que vai receber milhões de turistas este ano para a Copa do Mundo e, em 2016, para a Olimpíada. É isso que aborda um vídeo que está fazendo sucesso no Youtube, o Happy in Rio.

Usando como trilha o hit Happy, do rapper americano Pharrell Williams, pessoas cantam e dançam entre montanhas de lixo, o trânsito parado, os voos atrasados nos aeroportos, o metrô lotado, as filas do bondinho que leva turistas ao Cristo Redentor e o Palácio Guanabara – sede do governo do Estado. Uma jovem sorri despreocupada depois de ver seu celular roubado no Aterro do Flamengo, e outra joga contente todo o seu dinheiro no táxi depois de ver o valor total da corrida. Até o menor amarrado com tranca de bicicleta a um poste foi lembrado. Ciente do tom das críticas, o grupo pede que o público se apresse em compartilhar o conteúdo, “porque não sabemos até quando ele vai ficar no ar”.

Só um detalhe foi adicionado à versão original da música: o som de caixa registradora para enfatizar os investimentos em obras gigantescas, como o Maracanã e a Cidade das Artes, e o atual preço cobrado pelos combustíveis. Mas nada importa, como diz a música, “porque eu estou feliz”. Até que tudo se exploda – em um bueiro. O clipe de Happy já ganhou inúmeras versões pelo mundo, até com personagens de Stars Wars. Trilha sonora do filme Meu Malvado Favorito 2, concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original (perdeu para Let it Go, de Frozen). No ano passado, foi o primeiro hit do mundo a ganhar um clipe com duração de 24 horas.

Rio de Janeiro

.

Original

.

Stars Wars

.

Brasil

.

Continua após a publicidade

Buenos Aires

.

Jamaica

.

Londres

.

https://youtube.com/watch?v=tLmb2TM6YGs

Paris

.

Dubai

.

Venezuela

.

Continua após a publicidade
Publicidade