Com novo beijo gay, ‘Babilônia’ dá banana para críticas
Por Da Redação
19 mar 2015, 10h09
Veja.com Veja.com/VEJA.com
Publicidade
Publicidade
1/36 Murilo (Bruno Gagliasso) é morto em Babilônia (Divulgação/TV Globo)
2/36 Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes) é ameaçado pelos capangas de Aderbal (Marcos Palmeira) (Ellen Soares/GShow/TV Globo)
3/36 Regina (Camila Pitanga): do lixo ao luxo (Ellen Soares/GShow/TV Globo)
4/36 Dira Paes é entrevistada por Consuelo, em Babilônia (Reprodução/ TV Globo/VEJA)
5/36 Agora classuda, Regina (Camila Pitanga) recebe Vinícius (Thiago Fragoso) e Cris (Tainá Müller) na inauguração de seu restaurante, o Estrela Carioca (VEJA.com/TV Globo)
6/36 Agora classuda, Regina (Camila Pitanga) recebe Vinícius (Thiago Fragoso) e Cris (Tainá Müller) na inauguração de seu restaurante, o Estrela Carioca (VEJA.com/TV Globo)
7/36 Aconselhada por Paula (Sheron Menezes), Regina (Camila Pitanga) muda o visual para a sua nova fase (VEJA.com/TV Globo)
8/36 Aconselhada por Paula (Sheron Menezes), Regina (Camila Pitanga) muda o visual para a sua nova fase (VEJA.com/TV Globo)
9/36 Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Gloria Pires) trocam farpas em Babilônia (Divulgação/TV Globo)
10/36 Alice (Sophie Charlotte) e Evandro (Cassio Gabus Mendes) em Babilônia (Divulgação/TV Globo)
11/36 Inês (Adriana Esteves) ressurge com novo visual em Babilõnia ((Ellen Soares/Gshow)/TV Globo)
12/36 O antes e o depois de Inês (Adriana Esteves) em Babilônia ((Felipe Monteiro/Ellen Soares/Gshow)/TV Globo)
13/36 Inês (Adriana Esteves, à esquerda) vai obcecar por Vinícius (Thiago Fragoso), namorado da mocinha chata Regina (Camila Pitanga) (Raphael Dias/Gshow/Divulgação)
14/36 Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) se beijam quando falam de casamento, no terceiro capítulo de Babilônia (VEJA.com/Reprodução)
15/36 Beatriz x Inês: a guerra entre as vilãs pega fogo em abril, em Babilônia(Divulgação/TV Globo)
16/36 Inês (Adriana Esteves) conversa com a tia, Celina (Débora Duarte), que entra em Babilônia para abrir o baú de rancor da sobrinha (Divulgação/TV Globo)
17/36 Débora Duarte como Celina, tia da vilã Inês (Adriana Esteves) (Divulgação/TV Globo)
18/36 Débora Duarte como Celina, tia da vilã Inês (Adriana Esteves) (Divulgação/TV Globo)
19/36 Regina (Camila Pitanga) dá tapa em Inês (Adriana Esteves), em Babilônia (VEJA.com/TV Globo)
20/36 O triângulo com os mocinhos de Babilônia: os chatos Regina (Camila Pitanga) e Vinícius (Thiago Fragoso) e sua ex, Cris (Tainá Müller) (Divulgação/TV Globo)
21/36 Beatriz (Gloria Pires) e Diogo (Thiago Martins) se beijam em Babilônia (Divulgação/TV Globo)
22/36 Beatriz (Gloria Pires) e Diogo (Thiago Martins) em Babilônia (Felipe Monteiro/Gshow/TV Globo)
23/36 Regina (Camila Pitanga) dá tapa em Inês (Adriana Esteves), em Babilônia (VEJA.com/TV Globo)
24/36 Cinegrafista aparece em cena de Babilônia (Reprodução/VEJA)
25/36 Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) se beijam quando falam de casamento, no terceiro capítulo de Babilônia (VEJA.com/Reprodução)
26/36 Beatriz (Gloria Pires) mata o amante, o motorista Cristóvão (Val Perré), no primeiro capítulo de Babilônia (VEJA.com/Reprodução)
27/36 Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg são Teresa e Estela, casal gay fofo de Babilônia (VEJA.com/Reprodução)
28/36 Adriana Esteves e Gloria Pires são Inês e Beatriz, as vilãs rivais de Babilônia (Felipe Monteiro/Gshow/Divulgação)
29/36 Gabriel Braga Nunes é Luís Fernando, que seduz e engana Regina, personagem de Camila Pitanga em Babilônia (Artur Meninea/TV Globo)
30/36 Camila Pitanga é Regina, a mocinha perfeitinha de Babilônia, substituta de Império na Globo (Felipe Monteiro/Gshow/Divulgação)
31/36 Nascida e criada no morro da Babilônia, Paula (Sheron Menezes) é amiga de Regina (Camila Pitanga) e uma advogada bem sucedida (TV GLOBO/Reprodução)
32/36 Kizi Vaz é Gabi, mora no morro da Babilônia, sonha em se casar e ter filhos (TV GLOBO/Reprodução)
33/36 Gravação de Babilônia, a próxima novela das nove, na Praia da Reserva, no Rio de Janeiro (Gabriel Rangel)
34/36 Gravação de Babilônia, a próxima novela das nove, na Praia da Reserva, no Rio de Janeiro (Gabriel Rangel)
35/36 Gravação de Babilônia, a próxima novela das nove, na Praia da Reserva, no Rio de Janeiro (Gabriel Rangel)
36/36 Gravação de Babilônia, a próxima novela das nove, na Praia da Reserva, no Rio de Janeiro (Gabriel Rangel)
Quem se incomodou com o beijo do casal Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg), logo no primeiro capítulo de Babilônia, pode se preparar para mais demonstrações físicas de afeto gay na nova novela das nove da Globo. Este parece ser o recado enviado pelos autores, Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, na noite desta quarta-feira. Já no terceiro episódio do folhetim, Teresa e Estela falam de casamento e dão um novo beijo, que, na trama do autor de Vale Tudo (1988), pode ser entendido como uma banana para os críticos.
“Estela, acabo de receber um telefonema do escritório”, diz Teresa, que é advogada. “Algum problema?”, pergunta a personagem de Nathalia Timberg. “Não, pelo contrário, é uma notícia maravilhosa”, diz Fernanda Montenegro. “A minha assistente foi ao cartório, saiu o certificado de habilitação. Agora, podemos marcar a data, meu amor. Nós vamos transformar a nossa união civil em casamento, com igualdade, como qualquer casal. Ah, há quanto tempo esperamos por isso?” Para responder, Estela se aproxima e coloca a mão no rosto de Teresa: “Um tempo tão feliz”. Sobe a música-tema das duas, Eu te Desejo Amor, na voz de Maria Bethania: “Mais que um beijo / Eu te desejo / Um grande amor”.
A estratégia de escalar duas damas da teledramaturgia para o núcleo gay de Babilônia não impediu que a novela mergulhasse em controvérsia logo na estreia. Defensores e detratores do beijio gay se digladiaram nas redes sociais na segunda-feira, discussão que pode arrefecer nas próximas semanas, se o trio de autores do folhetim vulgarizar — no sentido de tornar comum — os carinhos entre Teresa e Estela. “É lógico que sempre tem alguém que não gosta, mas faz parte”, disse Fernanda Montenegro ao site da novela. “A cena de encontro amoroso entre a Nathalia e eu foi feita sem grandes preparativos. É um casal de 40 anos, e os carinhos vêm naturalmente, com emoção e troca de experiência de vida e também de ajuda mútua. Estou muito feliz com o personagem que me coube, de estar com a Nathalia nessa dobradinha.”
O site também ouviu Nathalia Timberg, que procurou aliviar a controvérsia — e o beijo. “As pessoas ficam hipnotizadas por um momento que veio a coroar a ternura entre as duas. O que é mais importante do que esse frisson de beija ou não beija é que é normal, entre duas pessoas que se amam, que o sentimento venha se expressar dessa maneira. Em qualquer relação — seja ela homossexual ou heterossexual — feliz e positiva ela se consolida em um sentimento que vai se enraizando profundamente.”
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui.
Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Plano para Democracia
- R$ 1 por mês.
- Acesso ao conteúdo digital completo até o fim das eleições.
- Conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e acesso à edição digital da revista no app.
- Válido até 31/10/2022, sem renovação.
3 meses por R$ 3,00 ( Pagamento Único )
Digital Completo
Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites e apps da Veja e de todas publicações Abril: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante,
Quatro Rodas, Você SA e Você RH.