Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Coldplay conta que Bowie recusou parceria com a banda

Músico britânico também insultou a música que Chris Martin sugeriu para a colaboração

Por Da Redação 20 jan 2016, 13h10
David Bowie e Chris Martin
David Bowie e Chris Martin VEJA

David Bowie acaba de comprovar, mais uma vez, que tinha um ouvido apuradíssimo para música. A banda Coldplay revelou em entrevista ao site britânico NME que Bowie recusou cantar com os “roqueiros” e ainda respondeu de forma exageradamente honesta ao convite feito pelo vocalista Chris Martin.

Leia também:

Coldplay, Nickelback e Cine: os assassinos do rock

David Bowie deixou cinco músicas inéditas

David Bowie desbanca Adele no topo dos mais vendidos

Quem contou a história foram os integrantes Jonny Buckland (guitarrista) e Will Champion (baterista). “Chris mandou uma música para Bowie e disse: ‘por favor, você pode ouvir esta canção? Pois tem uma parte que tem muito o seu estilo'”, conta Champion, explicando como o vocalista da banda tentou a parceria com o músico. Bowie, contudo, respondeu sem meias palavras: “Não é uma música muito boa, né?”.

“Ok, aceitamos aquilo como um não”, conta rindo da situação. Apesar do mico, o baterista ainda aproveitou para honrar a honestidade de Bowie. “Ele tinha um bom discernimento. Ele não ia colocar o nome dele em qualquer coisa. Eu o admiro por isso.”

‘Starman’

Lançada em 1972, no disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, a faixa é de causar arrepios nos mais nostálgicos. O álbum é considerado um marco na cultura pop e fez de Bowie um dos poucos a mesclar música, moda e performance artística. 

‘Changes’

A canção do disco Hunky Dory marca a estreia do músico na parada americana Billboard Hot 100, em 1972. 

‘Fame’

Ao longo da carreira, o músico britânico emplacou duas músicas no primeiro lugar da disputada parada Billboard Hot 100. Fame, do disco Young Americans, de 1975, foi a primeira. 

‘Rebel Rebel’

Faixa do disco Diamond Dogs, de 1974, a música é considerada a despedida de Bowie do movimento rock glam, popularizado por ele.

Continua após a publicidade

‘Young Americans’

A canção, parte do disco de mesmo nome, lançado em 1975, possui forte influência da música negra americana, estilo que ganhou o apelido de ‘plastic soul’ por Bowie. 

https://youtube.com/watch?v=Tgcc5V9Hu3g

‘Heroes’

A música que dá título ao disco lançado em 1977 é parte da “trilogia de Berlim” (formada porLow, Heroes e Lodger), discos gravados na época que o músico vivia na cidade alemã. Heroes se tornou uma das mais famosas na voz de Bowie e ganhou diversos covers, entre eles de músicos como Oasis e Bon Jovi.

https://youtube.com/watch?v=GA27aQZCQMk

‘Fashion’

O single do álbum Scary Monsters (and Super Creeps), de 1980, foi um dos primeiros a ser lançado pelo músico após a trilogia Berlim, e traz um som ainda mais dançante, com uma forte batida eletrônica. 

‘Under Pressure’

A música lançada em parceria com a banda Queen, em 1981, se tornou um hit no mundo, especialmente no Reino Unido, onde ela conquistou o topo da parada UK Singles Chart.

https://youtube.com/watch?v=N4d7Wp9kKjA

‘Let’s Dance’

Parte do disco que leva o mesmo nome, lançado em 1983, Let’s Dance foi a segunda faixa de Bowie a conquistar o primeiro lugar na parada americana Billboard Hot 100. 

‘The Next Day’

A música é parte do disco de mesmo nome, lançado em 2013. O álbum foi um dos mais bem sucedidos de Bowie na parada americana até hoje, chegando ao segundo lugar dos mais vendidos. No total, o músico emplacou 39 discos entre os mais populares da Billboard

Continua após a publicidade
Publicidade