Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Clive Owen levou dois anos para imitar Ernest Hemingway

Diretor de 'Hemingway & Gellhorn', que tem sessão de gala esta noite no Festival do Rio, conta como foi a construção do personagem. Filme 'roda o mundo' sem sair da Califórnia

Por Fabíola Ortiz, do Rio de Janeiro 10 out 2012, 17h05
Cena de Hemingway & Gellhorn, que será exibido no Festival do Rio 2012
Cena de Hemingway & Gellhorn, que será exibido no Festival do Rio 2012 VEJA

“Tínhamos que encontrar alguém com estas características físicas de Hemingway. Como alguém poderia fazer o papel do escritor talvez mais famoso da história? Hemingway viveu uma vida pública, tinha muitas filmagens, diferente de muitos autores”, explica Philip Kaufman

Uma preocupação em especial tomou conta de Clive Owen para interpretar Ernest Hemingway: recriar a voz do escritor de O Velho e o Mar com perfeição. Owen estudou durante dois anos o personagem até “conseguir ter a mesma voz que o autor”, diz Philip Kaufman, que dirigiu Hemingway & Gellhorn, produzido pela HBO, em sua passagem pelo Rio de Janeiro, para o Festival do Rio 2012.

“Owen ficou muito tempo aprendendo a falar exatamente como Hemingway. Foi a Cuba, França e Espanha e tentou entrar no personagem durante quase dois anos. A voz dos dois ficou exatamente igual. Muitos lembram do Hemingway já velho de barba. Hemingway mais jovem era muito parecido com Clive”, afirma o diretor, que tem colhido críticas favoráveis ao trabalho.

O filme estreia no próximo dia 27 de outubro na HBO, mas será exibido em primeira mão na última sessão de gala do Festival do Rio, na noite desta quarta-feira, no Cine Odeon. O longa já foi exibido em Cannes este ano.

Kaufman, que foi roteirista da saga Indiana Jones e diretor de A Insustentável Leveza do Ser, conta que esta foi sua primeira experiência em filme para televisão. Com Clive Owen, Nicole Kidman e Rodrigo Santoro no elenco, o épico de mais de duas horas e meia conta o romance turbulento entre Hemingway e a correspondente de guerra Martha Gellhorn (Nicole Kidman).

A história de amor do casal é narrada desde o momento em que os dois se conheceram em Key West, em 1936, quando o escritor ainda era casado com sua segunda mulher, Pauline. O longa mostra as experiências compartilhadas entre ele e Martha durante a Guerra Civil Espanhola até os momentos mais tensos, quando já casados viajaram para a China. “Tínhamos que encontrar alguém com estas características físicas de Hemingway. Como alguém poderia fazer o papel do escritor talvez mais famoso da história? Hemingway viveu uma vida pública, tinha muitas filmagens, diferente de muitos autores”, explica.

Sem sair da Califórnia – O longa viajou o mundo sem sair de São Francisco, na Califórnia. Com um orçamento de cerca de 20 milhões de dólares, tido como “apertado” pelos produtores, Kaufman rodou durante quatro semanas no início de 2010.

“Filmamos nove países sem sair de São Francisco. Usamos filmagens documentais e técnicas cinematográficas que transportavam os atores como se estivessem no passado. Fomos capazes de filmar a China, Espanha, Cuba e Finlândia sem deixar São Francisco. Conseguimos criar um mundo com um pequeno orçamento. É um épico que conta uma história de amor. Não são muitos os que se arriscam a fazer produções como esta”, destaca o produtor Peter Kaufman, filho do diretor.

O feito dos produtores é memorável. Mas São Francisco ajudou. “Temos uma baía parecida com a topografia espanhola, usamos filmagens da Guerra Civil Espanhola. Encontramos uma igreja sueca para a cena na Finlândia onde criamos neve artificial. Em Chinatown, ruelas bem antigas, do século 19, foram decoradas para que ficassem parecidas com a China. E as docas dos anos 30 ficaram parecidas com Cuba”, diz Peter.

Mesmo sem poder ingressar em Cuba, a equipe de produção enviou técnicos escondidos para a ilha do ditador Fidel para fazer imagens da casa onde Hemingway viveu. “Tínhamos apenas 10 horas por dia de gravação. Em um dia, a gente filmava em três países diferentes. De Cuba íamos filmar Nicole Kidman correndo na Alemanha fugindo do campo de concentração. Passamos mais de um ano preparando e adaptando lugares antigos abandonados”, diz o diretor.

O desafio, segundo realizador e produtor, era encaixar as filmagens antigas e as gravações com os atores. “A pergunta era, dentro do script, qual o tipo de filmagem que poderíamos usar para contar a história de forma dramática, sem hesitar em entrar no passado. Tivemos que encontrar a maneira certa para encaixar tudo no roteiro de um filme pequeno, de apenas duas horas e meia. Adoraria ter feito um filme de quatro horas”, admite Kaufman.

O ator brasileiro Rodrigo Santoro, em mais um papel internacional, viveu um dos líderes revolucionários que lutou contra as tropas de Franco, numa passagem em que Martha e Hemingway se encontram na Guerra Civil Espanhola. “Pudemos ver Santoro atuando em vários papeis. Em cada filme que faz ele se transforma, pode fazer comédia, drama. Tínhamos visto já o Rodrigo no filme de Walter Salles e conversamos com ele por telefone, nunca fizemos um teste”, conta o diretor.

Santoro vive Paco Zarra, um personagem trágico no filme que representava o caso de muitos espanhóis intelectuais que foram à luta contra o fascismo e desapareceram. Kaufman afirma que o Brasil já desponta no panorama do cinema internacional com produções de boa qualidade e admite que seu trabalho tem características semelhantes às de Glauber Rocha. Ele conta que conheceu Glauber na primeira vez em que esteve em Cannes, em 1964.

“Sem nem mesmo ter visto o filme de Glauber, um dia ouvi de um crítico que eu teria roubado as ideias dele. Só pude conhecê-lo anos depois”, lembra.

http://www.youtube.com/embed/63Na62E0LZk
Gonzaga – De Pai pra Filho (‘Gonzaga’)

(De Breno Silveira. Com Chambinho do Acordeon, Julio Andrade, Adélio Lima, Land Vieira, Nanda Costa, Roberta Gualda. Brasil, 2012. 120min.)

A vida do Rei do Baião vista pelo filho, Gonzaguinha, ambos ícones da cultura popular. O filme, assinado pela dupla de diretor e roteirista (Patrícia Andrade) do blockbuster ‘Dois Filhos de Francisco’, estreia em 26 de outubro.

Hors Concours – 12 anos

SAB (29/9) 19:30 Cine Carioca Nova Brasilia
DOM (30/9) 16:30 Cinemark Botafogo 3
DOM (30/9) 21:30 Cinemark Botafogo 3

Leia também:

Diretor de ‘2 Filhos de Francisco’ quer repetir sucesso com ‘Gonzaga – De Pai pra Filho’

‘Gonzaga’ tem todos os elementos de tragédia clássica

http://www.youtube.com/embed/4HitH8qJxCg
Deixe a Luz Acesa (‘Keep The Lights On’)

(De Ira Sachs. Com Thure Lindhardt, Zachary Booth, Julianne Nicholson, Souleymane Sy Savane, Paprika Steen. Estados Unidos, 2012. 101min.)

A relação amorosa e conflituosa de um casal gay, na década de 1990, em Nova York. Exibido na mostra Panorama e vencedor do prêmio Teddy no Festival de Berlim 2012.

Mundo Gay – 16 anos

QUI (4/10) 15:20 Est Sesc BarraPoint 1
SAB (6/10) 23:59 Est Sesc Botafogo 1
DOM (7/10) 13:30 Est Vivo Gávea 4
DOM (7/10) 19:50 Est Vivo Gávea 4

http://www.youtube.com/embed/VOC6InVRzLM
Meu Nome é Kuchu (‘Call Me Kuchu’)

(De Malika Zouhali-Worrall, Katherine Fairfax Wright. Com David Kato Kisule, Naome Ruzindana, Stosh Mugisha. Estados Unidos, 2012. 87min.)

Prêmio Teddy de Melhor Documentário no Festival de Cinema de Berlim 2012 sobre David Kato, primeiro gay assumido de Uganda, assassinado em casa.

Mundo Gay – 16 anos

DOM (30/9) 16:30 C.C. Justiça Federal 2
SEG (1/10) 12:00 Est Sesc Rio 3
SEG (1/10) 17:45 Est Sesc Rio 3

Michael Jackson
Michael Jackson VEJA

http://www.youtube.com/embed/LoNOyTMSaLI
Roman Polanski: Memórias (‘Roman Polanski: A Film Memoir’)

(De Laurent Bouzereau. Com Roman Polanski, Andrew Braunsberg. Reino Unido / Itália / Alemanha, 2011. 94min.)

Uma boa chance de ver e ouvir o polêmico diretor Roman Polanski desfiar suas memórias para a câmera do amigo e produtor Andrew Braunsberg. Da infância nos guetos da Polônia à acusação de abuso sexual, passando pelo assassinato de sua mulher, Sharon Tate.

Filme Doc – 14 anos

SEG (1/10) 19:40 Est Sesc BarraPoint 1
DOM (7/10) 12:00 Est Sesc Botafogo 1
DOM (7/10) 18:20 Est Sesc Botafogo 1
SEG (8/10) 15:40 Est Vivo Gávea 4
SEG (8/10) 21:50 Est Vivo Gávea 4

http://www.youtube.com/embed/2cgIY-_57mk
Woody Allen: Um Documentário (‘Woody Allen: A Documentary’)

(De Robert B. Weide. Com Woody Allen, Penélope Cruz, Scarlett Johansson, Diane Keaton, Owen Wilson, Sean Penn. Estados Unidos, 2011. 108min.)

O documentário registra a intimidade e o processo criativo do icônico diretor, reunindo episódios da sua vida, da infância no Brooklyn e do início da carreira como roteirista de TV até o Oscar de melhor diretor por ‘Noivo Neurótico, Noiva Nervosa’. Diane Keaton, Owen Wilson e Scarlett Johansson são alguns atores entrevistados.

Filme Doc – 14 anos

SEG (1/10) 12:00 Est Sesc Botafogo 1
SEG (1/10) 18:00 Est Sesc Botafogo 1
SEG (8/10) 15:20 Est Sesc BarraPoint 1
SEG (8/10) 21:30 Est Sesc BarraPoint 1
QUA (10/10) 13:00 Est Sesc Ipanema 1
QUA (10/10) 19:20 Est Sesc Ipanema 1

http://www.youtube.com/embed/mKpDn4acLHE
Jerry Lewis – Loucura e Método (‘Method to the Madness of Jerry Lewis’)

(De Gregg Barson. Com Jerry Lewis, Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Ed Murphy, Carol Burnett, Alec Baldwin. Estados Unidos, 2011. 116min.)

No momento em que a internet tenta reinventar o humor, e as ‘comédias em pé’ invadem o Brasil, vale a pena revisitar um dos gênios do humor. Imagens inéditas do cineasta e comediante Jerry Lewis se misturam a entrevistas com cineastas americanos como Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Eddie Murphy e Jerry Seinfeld, que se declaram influenciados por Lewis.

Filme Doc – 12 anos

DOM (30/9) 16:30 São Luiz 4
DOM (30/9) 21:30 São Luiz 4
QUA (3/10) 12:00 Est Sesc Botafogo 1
QUA (3/10) 17:45 Est Sesc Botafogo 1

http://www.youtube.com/embed/LqQHBgvPJKY
Pietá

(De Kim Ki-Duk. Com Cho Min-soo, Lee Jung-jin. Coréia do Sul, 2012. 104min.)

Leão de Ouro de melhor filme do Festival de Veneza, o drama sul-coreano mostra a rotina do agiota Kang-do, que lança mão de métodos violentos para extorquir suas vítimas.

Panorama – 16 anos

QUA (3/10) 14:15 Est Sesc Botafogo 1
QUA (3/10) 20:00 Est Sesc Botafogo 1
SEX (5/10) 13:00 Est Sesc Ipanema 1
SEX (5/10) 22:00 Est Sesc Ipanema 1

Leia também:

Com cena de estupro, sul-coreano ‘Pietá’ leva o Leão de Ouro

http://www.youtube.com/embed/HdNpnS4LQas
Cesar Deve Morrer (‘Cesar Deve Morire’)

(De Paolo & Vittorio Taviani. Com Cosimo Rega, Salvatore Striano, Giovanni Arcuri, Antonio Frasca. Itália, 2011. 76min.)

Detentos da prisão de segurança máxima Rebibbia, em Roma, ensaiam a peça Julius Caesar de Shakespeare acompanhados por meses pelos irmãos Taviani. Urso de Ouro no Festival de Berlim, 2012.

Panorama – 14 anos

SEX (5/10) 14:15 Est Sesc Botafogo 1
SEX (5/10) 20:15 Est Sesc Botafogo 1
DOM (7/10) 16:30 São Luiz 3
DOM (7/10) 21:30 São Luiz 3
TER (9/10) 13:00 Est Vivo Gávea 5
TER (9/10) 19:40 Est Vivo Gávea 5
QUI (11/10) 13:10 Est Sesc BarraPoint 1
QUI (11/10) 21:50 Est Sesc BarraPoint 1

http://www.youtube.com/embed/Fy2y7UIpgP4
As Sessões (‘The Sessions’)

(De Ben Lewin. Com John Hawkes, Helen Hunt, William H. Macy. Estados Unidos, 2012. 98min.)

Vítima da poliomielite decide perder a virgindade com ajuda de cuidadora, um padre e uma terapeuta sexual. Baseado numa história real. Prêmio do público no Sundance Film Festival 2012.

Panorama – 14 anos

SEX (28/9) 15:00 Est Vivo Gávea 5
SEX (28/9) 22:00 Est Vivo Gávea 5
SAB (29/9) 16:30 Roxy 3
SAB (29/9) 21:30 Roxy 3
TER (2/10) 16:30 São Luiz 3
TER (2/10) 21:30 São Luiz 3
QUI (4/10) 14:00 Kinoplex Leblon 4
QUI (4/10) 19:00 Kinoplex Leblon 4

http://www.youtube.com/embed/ZF7i2n5NXLo
Indomável Sonhadora (‘Beasts of the Southern Wild’)

(De Benh Zeitlin. Com Quvenzhané Wallis, Dwight Henry, Lowell Landes, Levy Easterly. Estados Unidos, 2011. 92min.)

Menina de 6 anos, que vive em comunidade isolada, na Louisiana, sai em busca da mãe desaparecida. O drama faturou o Prêmio do Júri e Melhor Fotografia no Sundance Film Festival 2012; e a Caméra d’Or na mostra Um Certo Olhar, Cannes 2012.

Panorama – 12 anos

SAB (29/9) 16:30 Kinoplex Tijuca 4
SAB (29/9) 21:30 Kinoplex Tijuca 4
QUA (3/10) 12:15 Est Sesc Rio 1
QUA (3/10) 21:30 Est Sesc Rio 1
SEX (5/10) 13:00 Est Vivo Gávea 5
SEX (5/10) 19:40 Est Vivo Gávea 5
TER (9/10) 16:30 Kinoplex Leblon 4
TER (9/10) 21:30 Kinoplex Leblon 4

http://www.youtube.com/embed/nBG1BT-3_X4
Elena

(De Andrey Zvyagintsev. Com Andrey Smirnov, Nadezhda Markina, Elena Lyadova, Alexey Rozin, Evgenia Konushkina. Rússia, 2011. 109min.)

Com a morte iminente do marido, mulher cria plano para que herança acabe nas mãos de filho desocupado. O drama de Andrey Zvyagintsev ganhou o Prêmio especial do júri no Festival de Cannes 2011.

Panorama – 14 anos

SEX (28/9) 15:40 Est Sesc Botafogo 1
SEX (28/9) 21:50 Est Sesc Botafogo 1
SAB (29/9) 16:30 Kinoplex Fashion Mall 2
SAB (29/9) 21:30 Kinoplex Fashion Mall 2
DOM (30/9) 15:20 Est Sesc BarraPoint 1

http://www.youtube.com/embed/btrOXwrwxd0
Lay the Favorite

(De Stephen Frears. Com Rebecca Hall, Bruce Willis, Catherine Zeta-Jones, Vince Vaughn. Estados Unidos, 2012. 100min.)

A comédia do sempre competente Stephen Frears estreou no Festival de Sundance 2012, onde recebeu críticas aguadas. Mas sempre é uma chance de assistir ao canastra gente boa Bruce Willis e a bela Catherine Zeta-Jones, envolvidos em jogatinas em Las Vegas.

Mostra Panorama – 14 anos

SEX (28/9) 14:00 São Luiz 3
SEX (28/9) 19:00 São Luiz 3
QUA (3/10) 16:30 Kinoplex Fashion Mall 2
QUA (3/10) 21:30 Kinoplex Fashion Mall 2
SAB (6/10) 22:00 Est Sesc Botafogo 1

http://www.youtube.com/embed/LksGNgOgLsY
Verão em Red Hook (‘Red Hook Summer’)

(De Spike Lee. Com Clarke Peters, Jules Brown, Toni Lysaith, Nate Parker. Estados Unidos, 2011. 135min.)

Volta do diretor de ‘Do the right thing’ ao Brooklin, onde rodou este filme independente de baixo orçamento sobre a experiência de um adolescente que passa o verão na casa do avô, um pastor que tenta convencê-lo a aceitar Cristo.

Panorama – 10 anos

SEX (28/9) 16:15 Est Sesc Rio 1
SEX (28/9) 21:00 Est Sesc Rio 1
QUI (4/10) 17:20 Est Vivo Gávea 4
DOM (7/10) 15:50 Est Sesc Botafogo 1

http://www.youtube.com/embed/zSb7msQ2AHc
Ferrugem e Osso (‘De Rouille et D?os’)

(De Jacques Audiard. Com Marion Cotillard, Bouli Lanners, Matthias Schoenaerts. França, 2012. 120min.)

A bela Marion Cotillard (‘Piaf’), um dos maiores novos talentos do cinema francês, é uma treinadora de baleias, que sofre um acidente e é alvo da paixão de Alain. Selecionado para Cannes 2012.

Panorama – 14 anos

SAB (29/9) 14:00 São Luiz 3
SAB (29/9) 19:00 São Luiz 3
QUA (3/10) 22:00 Est Vivo Gávea 5

Leia também:

Marion Cotillard sobe a temperatura do tapete vermelho em Cannes

http://www.youtube.com/embed/VF00PzGV15I
Nós e Eu (‘The We and the I’)

(De Michel Gondry. Com Michael Brodie, Teresa Rivera, Raymond Delgado, Jonathon Ortiz. Reino Unido / Estados Unidos, 2012. 103min.)

O aclamado diretor de ‘Brilho eterno de uma mente sem lembranças’ mostra neste drama a relação de alguns estudantes que viajam num mesmo ônibus escolar no último dia de aula. Participou da Quinzena dos Realizadores de Cannes 2012.

Panorama – 12 anos

SEX (5/10) 16:00 Est Sesc Botafogo 1
SEX (5/10) 22:00 Est Sesc Botafogo 1
DOM (7/10) 14:00 São Luiz 3
DOM (7/10) 19:00 São Luiz 3
QUI (11/10) 17:30 Est Vivo Gávea 5

http://www.youtube.com/embed/yQJrVEgOPRk
Holy Motors

(De Léos Carax. Com Denis Lavant, Kylie Minogue, Eva Mendes, Michel Piccoli, Edith Scob. França, 2012. 115min.)

O diretor de ‘Mauvais sang’ chamou a atenção e ganhou prêmio da crítica em Cannes ao dirigir e roteirizar este drama em que Denis Lavant interpreta uma dezena de personagens.

Panorama – 16 anos

TER (2/10) 19:15 Odeon Petrobras
SAB (6/10) 12:00 Est Sesc Botafogo 1
SAB (6/10) 17:50 Est Sesc Botafogo 1
SEG (8/10) 16:30 São Luiz 3
SEG (8/10) 21:30 São Luiz 3

Leia também:

Holy Motors é ficção científica sobre ‘viver no mundo real’

http://www.youtube.com/embed/lnDyu-6B5ks
Dentro de Casa (‘Dans La Maison’)

Continua após a publicidade

(De François Ozon. Com Fabrice Luchini, Kristin Scott Thomas, Emmanuelle Seigner, Denis Menochet. França, 2012. 105min.)

O drama de Ozon (do badalado ‘Swimming Pool’) arrebatou o Prêmio da Crítica no Festival de Toronto deste ano, com o drama de um adolescente voyeur e com talento literário, que se insinua na vida de uma colega de colégio.

Panorama – 14 anos

SAB (6/10) 13:30 Est Vivo Gávea 5
SAB (6/10) 19:50 Est Vivo Gávea 5
SEG (8/10) 12:30 Est Sesc Rio 2
SEG (8/10) 18:30 Est Sesc Rio 2
QUA (10/10) 16:30 Kinoplex Leblon 4
QUA (10/10) 21:30 Kinoplex Leblon 4

http://www.youtube.com/embed/7N8wkVA4_8s
Moonrise Kingdom

(De Wes Anderson. Com Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton. Estados Unidos, 2012. 93min.)

Um elenco de pesos-pesados já justificaria a ida ao cinema para conferir a paixão de um casal de adolescentes, em 1965. Selecionado para o Festival de Cannes 2012.

Panorama – 14 anos

DOM (30/9) 16:00 Est Sesc Botafogo 1 
DOM (30/9) 22:00 Est Sesc Botafogo 1
TER (2/10) 14:00 Kinoplex Leblon 4
TER (2/10) 19:00 Kinoplex Leblon 4
QUI (4/10) 15:00 Est Vivo Gávea 5
QUI (4/10) 21:40 Est Vivo Gávea 5 [GV535]

Leia também:

Humor negro de ‘Moonrise Kingdom’ abre o 65º Festival de Cannes

http://www.youtube.com/embed/pWFuQlLqqZk
Hemingway & Gellhorn

(De Philip Kaufman. Com Nicole Kidman, Clive Owen, David Strathairn, Rodrigo Santoro. Estados Unidos, 2012. 154min.)

O diretor de ‘Traffic’ investiga o romance de Ernest Hemingway (Clive Owen) e a correspondente de guerra Martha Gellhorn (Nicole Kidman), durante a Guerra Civil Espanhola. Rodrigo Santoro vive Paco Zarra, que combate Franco. Participou da Seleção oficial do Festival de Cannes 2012.

Panorama – 14 anos

QUA (10/10) 21:45 Odeon Petrobras

Leia também:

Rodrigo Santoro atua em filme sobre Hemingway

Clive Owen: “Interpretar Hemingway foi uma de minhas melhores experiências”

http://www.youtube.com/embed/xP7cQnOcU7I
Twixt 3D (‘Twixt’)

(De Francis Ford Coppola. Com Val Kilmer, Bruce Dern, Ben Chaplin, Elle Fanning. Estados Unidos, 2011. 84min.)

O acidente de lancha que matou Gian Carlo, filho mais velho de um dos maiores diretores americanos, Francis Ford Coppola, inspirou o diretor a escrever e dirigir este filme fantástico, em sete semanas, com um orçamento minguado, em sua vinícola.

Panorama – 14 anos

QUI (4/10) 19:00 Cinépolis Lagoon 5
DOM (7/10) 15:50 Est Vivo Gávea 5
DOM (7/10) 22:30 Est Vivo Gávea 5
QUA (10/10) 16:30 São Luiz 3
QUA (10/10) 21:30 São Luiz 3

http://www.youtube.com/embed/6jP5LYTcfMk
Argo

(De Ben Affleck. Com Ben Affleck, Alan Arkin, John Goodman, Bryan Cranston. Estados Unidos, 2012. 120min.)

George Clooney assina a produção deste thriller político dirigido e estrelado por Ben Affleck, que mantém a tensão em nível máximo. Agente da CIA arma plano de resgate de seis funcionários da embaixada americana, em Teerã, invadida em 1979. Baseado em fatos reais.

Panorama – 14 anos

SAB (29/9) 16:30 São Luiz 3
SAB (29/9) 21:30 São Luiz 3
DOM (30/9) 19:30 Cine Carioca
SEG (1/10) 16:30 Kinoplex Tijuca 4
SEG (1/10) 21:30 Kinoplex Tijuca 4
DOM (7/10) 16:30 Kinoplex Leblon 4
DOM (7/10) 21:30 Kinoplex Leblon 4

Leia também:

‘Argo’ destaca a explosiva relação entre os EUA e o Irã

http://www.youtube.com/embed/2vAMYbbuFec
Sem Proteção (‘The Company You Keep’)

(De Robert Redford. Com Robert Redford, Terrence Howard, Nick Nolte, Stanley Tucci, Susan Sarandon. Estados Unidos, 2012. 125min.)

O thriller político marca a volta de Robert Redford à tela. Ele encarna um advogado que nos anos 1970 militava num grupo terrorista. Baseado no livro homônimo de Neil Gordon. Exibido hors concours no Festival de Veneza e no Festival de Toronto 2012.

Panorama – 16 anos

SAB (29/9) 14:30 Est Sesc Rio 1
SAB (29/9) 21:30 Est Sesc Rio 1
SEG (1/10) 14:00 Kinoplex Tijuca 4
SEG (1/10) 19:00 Kinoplex Tijuca 4
SEX (5/10) 16:30 Kinoplex Leblon 4
SEX (5/10) 21:30 Kinoplex Leblon 4
QUI (11/10) 13:00 Est Vivo Gávea 5
QUI (11/10) 19:30 Est Vivo Gávea 5

Filme 'Nota de Rodapé' está no Festival do Rio
Filme ‘Nota de Rodapé’ está no Festival do Rio VEJA

http://www.youtube.com/embed/p0WEmvm1YSs
In the Land of Blood and Honey

(De Angelina Jolie. Com Zana Marzanovic, Goran Kostic, Rade Serbedzija. Estados Unidos, 2011. 126min.)

Indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, o drama de guerra retrata o romance proibido entre um sérvio e uma bósnia muçulmana, durante a guerra civil na Iugoslávia que arrasou os Bálcãs nos anos 1990.

Panorama – 14 anos

QUA (3/10) 21:50 Est Vivo Gávea 1
SEX (5/10) 15:20 Est Sesc Rio 3
DOM (7/10) 17:50 Est Sesc Rio 2
QUI (11/10) 21:30 Est Sesc Botafogo 1

http://www.youtube.com/embed/yLOf_hbXPn0
Killer Joe Matador de Aluguel (‘Killer Joe’)

(De William Friedkin. Com Matthew McConaughey, Emile Hirsch, Thomas Haden Church. Estados Unidos, 2011. 103min.)

Humor negro e pop do diretor de ‘O Exorcista’, que arrancou aplausos no Festival de Veneza de 2011 com a história de um jovem traficante que encomenda a morte da mãe para ficar com prêmio do seguro de vida.

Panorama – 16 anos

SEX (28/9) 16:30 Kinoplex Tijuca 4
SEX (28/9) 21:30 Kinoplex Tijuca 4 
SAB (29/9) 16:30 Cinemark Botafogo 3
SAB (29/9) 21:30 Cinemark Botafogo 3
SEG (1/10) 16:30 São Luiz 3
SEG (1/10) 21:30 São Luiz 3
DOM (7/10) 14:00 Kinoplex Leblon 4
DOM (7/10) 19:00 Kinoplex Leblon 4

http://www.youtube.com/embed/hkeUUaq6GF0
O Artista e a Modelo (‘El Artista y la Modelo’)

(De Fernando Trueba. Com Jean Rochefort, Aida Folch, Chus Lampreave, Claudia Cardinale, Gotz Otto. Espanha / França, 2012. 101min.)

Escultor aposentado vive no interior da França, com sua esposa. Num dia do verão de 1943, espanhola fugitiva do governo franquista vira sua modelo e o artista recupera a vontade de trabalhar. Fernando Trueba, Oscar por ‘Belle époque’ e um dos melhores diretores espanhóis, assina a direção.

Panorama – 14 anos

DOM (7/10) 16:30 Kinoplex Fashion Mall 2
DOM (7/10) 21:30 Kinoplex Fashion Mall 2
TER (9/10) 16:30 Est Sesc Rio 1
TER (9/10) 21:30 Est Sesc Rio 1

http://www.youtube.com/embed/U9gAxHy4u6g
Atrás da Porta (‘Die Tür’)

(De István Szabó. Com Helen Mirren, Martina Gedeck, Károly Eperjes. Hungria / Alemanha, 2012. 97min.)

O talentoso István Szabó, vencedor do Prêmio Pulitzer pelo documentário ‘Os Cem Anos de Cinema’ e do Oscar pelo célebre ‘Mephisto’, cria drama estrelado pela fabulosa Helen Mirren (Oscar por ‘A Rainha’), uma escritora em busca de fama trava relação rumorosa com nova empregada.

Panorama – 14 anos

SEX (28/9) 14:00 Kinoplex Tijuca 4
SEX (28/9) 19:00 Kinoplex Tijuca 4
DOM (7/10) 14:00 Kinoplex Fashion Mall 2
DOM (7/10) 19:00 Kinoplex Fashion Mall 2
QUA (10/10) 12:45 Est Sesc Botafogo 1
QUA (10/10) 22:00 Est Sesc Botafogo 1

http://www.youtube.com/embed/fib6G3RHuBk
Apenas o Vento (‘Csak a szél’)

(De Benedek Fliegauf. Com Katalin Toldi, Gyöngyi Lendvai, Lajos Sárkány. Hungria / Alemanha / França, 2012. 86min.)

Ganhador em 2007 do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno de melhor diretor contemporâneo por ‘Milky way’, Fliegauf investiga a perseguição aos ciganos por grupos extremistas na Hungria. Grande prêmio do júri no Festival de Berlim 2012.

Expectativa 2012 – 14 anos

TER (2/10) 23:45 Est Sesc Botafogo 3
QUA (3/10) 15:10 Est Vivo Gávea 1
QUA (3/10) 17:20 Est Vivo Gávea 4
SAB (6/10) 18:20 Est Sesc Rio 1

http://www.youtube.com/embed/GyaD-lVycoQ
Todo Mundo na Nossa Família (‘Toata Lumea Din Familia Noastra’)

(De Radu Jude. Com Serban Pavlu, Sofia Nicolaescu, Mihaela Sîrbu. Romênia / Holanda, 2012. 107min.)

Marius decide levar a filha de 5 anos para um passeio, apesar da negativa da ex-mulher, da ex-sogra e do padrasto da criança. O diretor Radu Jude trata seus personagens sem maniqueísmo, num emocionante drama. Melhor Filme no Festival de Sarajevo.

Expectativa 2012 – 14 anos

DOM (7/10) 12:00 Est Sesc Rio 3
DOM (7/10) 18:00 Est Sesc Rio 3
TER (9/10) 15:00 Est Vivo Gávea 1
TER (9/10) 21:50 Est Vivo Gávea 1

http://www.youtube.com/embed/VfNvlNlbhlw
Ovo e Pedra (‘Jidan he shitou’)

(De Ji Huang. Com Yao Hong-gui, Xiao Pin-gao, Liu Xiao-lin . China, 2012. 97min.)

O drama de uma adolescente chinesa, cujos pais a deixaram com parentes para trabalhar nos grandes centros, retrata um cenário real que aflige mais de 60 milhões de crianças que são abandonadas por seus pais em suas pequenas cidades de origem. Premiado no Festival de Roterdã 2012.

Expectativa 2012 – 14 anos

SEX (28/9) 14:10 Est Sesc Rio 3
SEX (28/9) 19:50 Est Sesc Rio 3
DOM (30/9) 17:20 Est Vivo Gávea 1
QUA (3/10) 13:10 Est Sesc BarraPoint 1
QUA (3/10) 19:40 Est Sesc BarraPoint 1

Hélio Oiticica: aventuras com Super 8
Hélio Oiticica: aventuras com Super 8 VEJA

http://www.youtube.com/embed/Yiah3rCneVc
Jards

(De Eryk Rocha. Com. Brasil, 2012. 93min.)

Um ensaio poético e musical sobre a vida e obra de um dos maiores nomes da MPB, o compositor e músico Jards Macalé.

Première Brasil – Competição – longa documentário – Livre

SEG (1/10) 17:00 Odeon Petrobras
TER (2/10) 13:30 Pavilhão do Festival
QUA (3/10) 14:00 Roxy 3
QUA (3/10) 19:00 Roxy 3
QUI (4/10) 14:00 Cinemark Botafogo 3
QUI (4/10) 19:00 Cinemark Botafogo 3
SEX (5/10) 18:00 Ponto Cine

http://www.youtube.com/embed/CX-hyid1ENQ
A Busca

(De Luciano Moura. Com Wagner Moura, Mariana Lima, Lima Duarte, Brás Moreau Antunes. Brasil, 2012. 96min.)

Com um elenco que mistura gerações de grandes atores brasileiros, é um thriller dramático em que um pai viaja para buscar o paradeiro do filho.

Premiére Brasil – Competição – longa ficção – 12 anos

QUA (3/10) 21:45 Odeon Petrobras
QUI (4/10) 15:30 Pavilhão do Festival
SEX (5/10) 16:30 Roxy 3
SEX (5/10) 21:30 Roxy 3
SAB (6/10) 16:30 Cinemark Botafogo 3
SAB (6/10) 21:30 Cinemark Botafogo 3

Fernanda Montenegro em 'A Dama do Estácio'
Fernanda Montenegro em ‘A Dama do Estácio’ VEJA

http://www.youtube.com/embed/2el1OiOR-c4
Elefante Branco (‘Elefante Blanco’)

(De Pablo Trapero. Com Ricardo Darin, Jeremie Renier, Martina Gusman. Argentina / Espanha / França, 2012. 110min.)

Ricardo Darín, o onipresente ator do cinema argentino está nesse drama sobre dois padres vão para a favela de Buenos Aires. No local, considerado um dos mais violentos da cidade, para supervisionar a construção de um hospital, mas um deles tem uma crise de fé. Participou da Seleção de Cannes 2012.

Première Latina – 16 anos

SEX (28/9) 14:00 Kinoplex Leblon 4
SEX (28/9) 19:00 Kinoplex Leblon 4
SEG (1/10) 13:00 Est Sesc Ipanema 1
SEG (1/10) 21:40 Est Sesc Ipanema 1
SAB (6/10) 12:30 Est Sesc Rio 2
SAB (6/10) 19:15 Est Sesc Rio 2
QUA (10/10) 14:00 São Luiz 3
QUA (10/10) 19:00 São Luiz 3

http://www.youtube.com/embed/dbW842eMNtI
Monty Python – A Autobiografia de Um Mentiroso (‘A Liar¹s Autobiography – The Untrue Story of Monty Python¹s Graham Chapman’)

(De Jeff Simpson, Bill Jones, Ben Timlett. Com Graham Chapman, Terry Gilliam, John Cleese, Michael Palin, Terry Jones, Carol Cleveland, Justin McDonald. Reino Unido, 2011. 82min.)

A partir de material gravado por Grahan Chapman, membro do extinto e demolidor grupo britânico de humor Monty Python, morto em 1989, 15 estúdios produziram animações sobre as memórias e mentiras deste ícone do humor inglês. O resto da trupe (Terry Gilliam, John Cleese, Michael Palin e Terry Jones) dá voz aos personagens. Seleção Oficial do Festival de Toronto 2012.

Foco Reino Unido – 12 anos

SAB (29/9) 12:00 Est Sesc Botafogo 1
SAB (29/9) 20:00 Est Sesc Botafogo 1
TER (2/10) 16:00 Instituto Moreira Salles
TER (2/10) 20:00 Instituto Moreira Salles

http://www.youtube.com/embed/cVff6IS59TE
Great Expectations

(De Mike Newell. Com Helena Bonham-Carter, Ralph Fiennes, Jeremy Irvine, Jason Flemyng, Robbie Coltrane. Reino Unido / Estados Unidos, 2012. 128min.)

Os premiadíssimos atores Helena Bonham-Carter e Ralph Fiennes estão neste longa baseado na obra de Charles Dickens. Na Inglaterra do século XVIII,  órfão se envolve com criminoso, ganha fortuna e se muda para Londres, onde é educado para esquecer sua origem pobre.

Foco Reino Unido – 14 anos

SEG (1/10) 19:15 Odeon Petrobras
SEX (5/10) 14:00 São Luiz 3
SEX (5/10) 19:00 São Luiz 3
SAB (6/10) 14:00 Kinoplex Fashion Mall 2
SAB (6/10) 19:00 Kinoplex Fashion Mall 2
TER (9/10) 14:50 Est Vivo Gávea 5
TER (9/10) 21:30 Est Vivo Gávea 5

http://www.youtube.com/embed/YbqLRng3uMA
A Última Vez que Vi Macau

(De João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata. Com Joao Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata, Cindy Crash. Portugal / França, 2012. 85min.)

João Rui Guerra da Mata volta a sua Macau de infância a pedido de uma amiga da qual ele não tinha notícia há muito tempo e se envolveu com más companhias. Vencedor de menção honrosa e do prêmio Boccalino d’Oro (atribuído pela crítica) no Festival de Locarno de 2012.

16 anos

SAB (6/10) 20:15 Est Sesc Botafogo 1
TER (9/10) 16:00 Instituto Moreira Salles
TER (9/10) 20:00 Instituto Moreira Salles

http://www.youtube.com/embed/KuIkYtYi4b0
Marley

(De Kevin Macdonald. Com Bob Marley, Ziggy Marley, Cedella Marley, Rita Marley, Neville Bunny Wailer, Chris Blackwell. Reino Unido / Estados Unidos, 2011. 144min.)

O documentário, que estreia no Brasil em novembro, reúne imagens de arquivo raras de shows e depoimentos de familiares, amantes, amigos e músicos de Bob Marley.

Midnight Música – 12 anos

QUA (3/10) 23:30 Est Sesc Rio 1
SEX (5/10) 19:15 Est Sesc Ipanema 1
QUI (11/10) 15:00 Est Sesc Botafogo 1

Continua após a publicidade
Publicidade