Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Cientologia separou Penélope Cruz de Tom Cruise

Ex-inspetor geral da seita, Marty Rathbun, revelou em documentário que atriz se recusou a abandonar a crença budista enquanto namorava o astro de Hollywood, o que foi decisivo para o fim do relacionamento de três anos

Por Da Redação 18 jun 2013, 18h05

Penélope Cruz foi submetida aos métodos doutrinários da cientologia durante os três anos em que se relacionou com Tom Cruise, o menino dos olhos — e a galinha dos ovos de ouro — da seita liderada por David Miscavige. A declaração foi dada por Mark “Marty” Rathbun, ex-inspetor-geral e hoje dissidente do grupo, no documentário Scientologists at War (Cientologistas em Guerra, em tradução livre) exibido no Channel 4 da TV aberta britânica nesta segunda-feira.

Leia também:

Ex-seguidores se dizem ameaçados pela cientologia

Cientologia separou Nicole Kidman dos filhos

Ex-mulher do presidente da cientologia é impedida de ver corpo do filho

Rathbun conta que foi destacado por Miscavige especialmente para cuidar da saúde emocional de Cruise após o fim de seu casamento com Nicole Kidman. “Eu virei uma espécie de babá de Tom Cruise e cuidava de todas as suas necessidades, inclusive a de arranjar uma namorada.” O ex-integrante da seita contou que submeteu pessoalmente Penélope Cruz ao processo de doutrina praticado pela cientologia, no qual os adeptos passam por longas e cansativas sessões de interrogatório sobre as suas vidas.

Penélope e Cruise se separaram em 2004, após três anos de namoro. Segundo reportagem da revista Vanity Fair, publicada no ano passado, o fim do relacionamento se deveu ao fato de a atriz se recusar a abrir mão de suas crenças budistas para se dedicar exclusivamente à cientologia.

A dedicação à cientologia também é apontada como o estopim para o fim do segundo casamento de Cruise, com Kate Holmes, há um ano. As esquisitices da seita também fizeram Katie exigir na Justiça a guarda não-compartilhada da filha Suri, de 7 anos, para evitar que a menina fosse cooptada. Penélope Cruz se livrou definitivamente da cientologia e se casou com o ator Javier Bardem. Ela acaba de anunciar a gravidez de seu segundo filho com o espanhol.

Continua após a publicidade
Publicidade