Catedral de Notre Dame instala novos sinos para comemorar 850º aniversário

Paris, 13 fev (EFE).- A histórica catedral de Notre Dame, um dos monumentos mais célebres de Paris, completa neste ano seu 850º aniversário e, para comemorar a data, seu campanário será renovado, em uma operação que, segundo o jornal ‘Libération’, poderá custar cerca de US$ 3,3 milhões.
O projeto consistirá em instalar oito novos sinos na torre norte da catedral e construir outra que acompanhe o maior sino da torre sul, explicou o site desse monumento.
A obra da Notre Dame foi concluída em 1345 e em 1769 chegou a contar com 20 sinos, o que para os responsáveis pela conservação da catedral representava uma ‘verdadeira paisagem sonora no céu de Paris’.
No entanto, devido às necessidades da Revolução Francesa (1789-1799), seu metal foi considerado apto para construir canhões e todos, exceto o sino maior – batizado como Emmanuel -, foram fundidos com fins militares entre 1791 e 1792.
Os quatro sinos instalados em seu lugar 60 anos depois estragaram o efeito do conjunto, não apenas pela ‘medíocre’ qualidade de seu material e por seu inadequado tamanho, mas também, segundo esses responsáveis, por estarem desafinados entre si e em relação a Emmanuel, obra-prima de 13 toneladas e que conta atualmente com mais de 330 anos de existência.
Somente agora, após uma iniciativa sem sucesso em 2000, o responsável da catedral, o monsenhor Patrick Jacquin, conseguiu que o projeto fosse aprovado pelo Ministério de Cultura francês.
No final de fevereiro, será divulgado o nome da empresa escolhida para renovar o campanário, que deverá ser inaugurado no Domingo de Ramos de 2013.
Esse é um dos maiores trabalhos previstos para comemorar o aniversário da Notre Dame, entre os quais também estão a melhora da iluminação interior e a reparação de seus principais órgãos, além de uma série de eventos, como congressos científicos, espetáculos e exposições.
A catedral atrai a cada ano 13 milhões de pessoas, entre fiéis, peregrinos e turistas, o que segundo seus próprios números, a faz ser o monumento mais visitado da França, passando inclusive a Torre Eiffel. EFE
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.