Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

‘BBB16’ é acusado de racismo por usar boneco-esponja com black power

Escolha do utensílio na cozinha do reality show foi alvo de críticas na internet

Por Da Redação 20 jan 2016, 14h08

O BBB16 estreou na noite desta terça-feira e já causou controvérsia nas redes sociais. Desta vez, o alvo das críticas é um boneco-esponja negro, com cabelo black bower, usado para lavar a louça. O utensílio é produzido por uma empresa britânica e foi importado para compor o visual da casa. Contudo, a associação do cabelo afro com a função doméstica não foi bem recebida por algumas pessoas que usaram o Twitter para acusar o programa de racismo.

LEIA TAMBÉM:

‘BBB16’ tem encontro de gerações, mulheres poderosas e prova do líder na estreia

‘BBB16’ começa nesta terça. Relembre os maiores podres da edição anterior

‘BBB16’ tenta recuperar audiência com elenco de ‘gente comum’

“Racismo no BBB 16, na pia da cozinha da casa, um boneco negro vai servir de palha de aço”, escreveu um dos espectadores. “É isso mesmo Rede Globo ? Virei esponja no BBB? E o racismo baila livre, leve e solto”, criticou outro. Uma espectadora aproveitou para compartilhar uma experiência pessoal: “Quando eu era criança escutava muita piada sobre piada, falando que meu cabelo era igual a uma esponja de aço.”

Mesmo horas depois da aparição do boneco, as críticas continuam fortes nas redes sociais. “Gente que horror essa esponja do BBB fazendo apologia à ideia de que cabelo bom é o liso e o crespo é Bombril”, comentou uma internauta. “O racismo brasileiro às vezes não precisa ser dito, mas está estampado no processo de produção desse boneco”, tuítou outra.

A Rede Globo ainda não se pronunciou sobre o caso.

Continua após a publicidade
Publicidade