Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Barack e Michelle Obama homenageiam Aretha Franklin: ‘Vislumbre do divino’

Donald Trump e o casal Bill e Hillary Clinton também lamentaram o adeus da cantora

Por Redação Atualizado em 30 jul 2020, 20h12 - Publicado em 16 ago 2018, 14h16

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e sua mulher, Michelle Obama, fizeram uma homenagem a Aretha Franklin nesta quinta-feira. A cantora morreu em sua casa, em Detroit, às 9h50 (8h50 no horário de Brasília), vítima de um câncer de pâncreas do tipo neuroendócrino.

Em comunicado, o casal afirmou que, por meio da voz da Aretha, os Estados Unidos podem sentir sua história, seu poder, dor e respeito. “Ela nos ajudou a nos sentirmos mais conectados uns aos outros, mais solícitos, mais humanos. E outras vezes ela nos ajudou a simplesmente esquecer de todo o resto e dançar”.

“Toda vez que ela cantava”, acrescentaram, “todos éramos agraciados com um vislumbre do divino.”

“Os Estados Unidos não têm realeza. Mas nós temos mais chance de ganhar algo mais duradouro”, disseram, em referência ao legado da rainha do soul. “Ninguém incorpora mais plenamente a conexão entre o espiritual afro-americano, o blues, o R&B, o rock and roll”, completaram.

Continua após a publicidade

Aretha se apresentou na inauguração do primeiro governo de Obama, em 2009. Segundo uma das assessoras do ex-presidente, Alyssa Mastromonaco, ele escolheu a cantora assim que soube que deveria indicar alguém para o show comemorativo.

Além de Obama, o ex-presidente Bill Clinton e sua esposa, Hillary, também divulgaram comunicado homenageando Aretha Franklin. “Hillary e eu sentimos a morte de nossa amiga Aretha Franklin, um dos maiores tesouros nacionais dos Estados Unidos”, afirmou Clinton em um comunicado.

“Por mais de 50 anos, ela agitou nossas almas. Ela era elegante, graciosa e totalmente firme em sua arte”, completou o ex-mandatário, que também lembrou a participação da cantora nas duas cerimônias de inauguração de seus governos.

O atual presidente americano, Donald Trump, também lamentou a perda da cantora. “A Rainha do Soul, Aretha Franklin, está morta. Ela foi uma grande mulher, um presente maravilhoso de Deus, sua voz. Sentiremos a falta dela!”, tuitou.

Continua após a publicidade

Publicidade