Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Ativistas LGBT acusam ‘Zoolander 2’ de transfobia e pedem boicote

Defensores dos direitos dos transgêneros afirmam que o filme retrata o personagem andrógino de Benedict Cumberbatch de forma cartunesca

Por Da Redação 24 nov 2015, 10h10

Ativistas LGBT acusam o filme Zoolander 2 de retratar de forma cartunesca o modelo All, personagem andrógino interpretado por Benedict Cumberbatch, e lançaram uma campanha pelo boicote ao longa de Ben Stiller. No trailer divulgado na última semana, All é perguntado por Hansel (Owen Wilson) se ele tem “a salsicha ou o pão do hot dog”. Depois da publicação deste trecho, os militantes também criaram uma petição online contra o longa, previsto para 11 de fevereiro, e que já conta com mais de 9.000 assinaturas.

LEIA TAMBÉM:

Trailer de ‘Zoolander 2’ mata Bieber – com direito a selfie​

Benedict Cumberbatch se desculpa por usar termo racista​

Ben Stiller e Owen Wilson desfilam em Paris para promover ‘Zoolander 2’​

“O personagem de Cumberbatch claramente retrata de forma exagerada e cartunesca indivíduo andrógino, trans, não-binário. Isso é o equivalente a pintar o rosto de preto para representar uma minoria”, diz Sarah Rose, perfil da internet que criou o abaixo-assinado. Ela ainda afirmou que, caso os produtores e roteiristas quisessem ter feito um comentário social sobre trans e andróginos na moda, eles poderiam ter chamado a modelo australiana Andreja Pejic, que se descreve como “entre gêneros”.

Já Jennie Kermode, presidente da Trans Media Watch, grupo que observa a retratação de transexuais na mídia, falou que entende que os personagens foram concebidos como rasos, mas isso é ruim porque se trata de um estereótipo específico. “É dificíl ter uma visão clara do personagem apenas a partir do trailer, mas nós preferíamos ver uma pessoa trans no papel”, disse. Jennie ainda falou que é “muito difícil para atores não-binários conseguirem trabalho”, e que “há uma limitação do público no entendimento das pessoas não-binárias”.

Zoolander 2 reúne mais uma vez Ben Stiller e Owen Wilson como os modelos Derek e Hansel. Dessa vez, os antigos rivais saem da aposentadoria para encontrar um misterioso assassino que mata as pessoas mais bonitas do mundo. O filme ainda conta com Will Ferrell, Penélope Cruz, Kristen Wiig e o cantor Justin Bieber.

Continua após a publicidade
Publicidade