Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Artistas se mobilizam nas redes para conscientizar sobre coronavírus

Rita Lee, Caco Ciocler, Caetano Veloso e outras celebridades destacaram a importância do isolamento social e da higienização das mãos

Por Amanda Capuano Atualizado em 19 mar 2020, 16h16 - Publicado em 19 mar 2020, 14h55

A pandemia de coronavírus já é uma realidade no Brasil – até a tarde desta quinta-feira, 19, as secretarias estaduais contabilizavam cerca de 530 casos da Covid-19 no país, com sete mortes registradas em território brasileiro. Para conter o avanço da contaminação, o Ministério da Saúde recomendou que as pessoas não saiam de casa, e diversos artistas estão usando as redes sociais para conscientizar a população sobre a importância do isolamento social no combate ao vírus. Pelo Instagram, Rita Lee apostou na poesia para alertar seus seguidores.

“Eu sou o vírus do amor, e não vou deixar o vírus do horror passar a ninguém”, declamou a cantora de 72 anos, enquanto lambuzava as mãos com álcool em gel.

View this post on Instagram

A post shared by Rita Lee Jones (@litaree_real) on

Não só a roqueira postou vídeos sobre o tema. O perfil @342Artes reuniu um verdadeiro exército de celebridades em um esforço coletivo de conscientização.

“Parece que as pessoas não entenderam que é necessário que se tome uma atitude de quarentena. Não é para a gente ver bares cheios, praias cheias e as crianças que em vez de ir para a escola vão para os parques. É para haver recolhimento”, declarou Caetano Veloso, que adiou os shows que faria em março em razão da pandemia.

View this post on Instagram

“As pessoas precisam tomar uma atitude de quarentena” Caetano Veloso se posiciona e ajuda a conscientizar a população sobre a importância do isolamento social para conter a onda do Corona Virus. #CaetanoVeloso #342Artes #342Quarentena #CoronaVirus #IsolamentoSocial

A post shared by Caetano Veloso (@caetanoveloso) on

O ator Caco Ciocler também se posicionou sobre o assunto, e descreveu o combate à pandemia como uma questão de consciência coletiva.”Esse pedido de isolamento por conta do coronavírus não é uma coisa inventada no Brasil, e não está sendo feito com o intuito de instaurar o caos. É o oposto, é no sentido de tentar evitar que o caos se instaure no país”, ponderou em uma sequência de vídeos.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

Pelo bem de todos! #coronavírus #quarentena #342artes #342quarentena #isolamento

A post shared by Caco Ciocler (@cacociocler) on

Já Sônia Braga assumiu uma postura enfática: “Cancele todos os seus compromissos sociais. Não tem praia, não tem barzinhos, não tem encontros. E se tiver que ir a supermercado, mantenha na fila a distância de pelo menos 1 metro da outra pessoa”, recomendou ela, que encerrou o vídeo com um passo-a-passo de como lavar as mãos adequadamente – atitude indispensável para conter a transmissão do vírus.

View this post on Instagram

O afastamento social neste momento é muito importante”. A atriz @insonbra dá dicas e conscientiza a população sobre o isolamento social. #SoniaBraga #342Artes #342Quarentena #Coronavirus #IsolamentoSocial

A post shared by 342 Artes (@342artes) on

Quem também enfatizou a importância da higienização das mãos foi o funkeiro Pedro Sampaio, que investiu em uma maneira divertida de conscientização. Com um computador e uma garrafa de álcool em gel, o DJ improvisou em vídeo um remix da música Lavar as Mãos – composta por Arnaldo Antunes e popularizada em programas infantis.

View this post on Instagram

// lava uma mao REMIX 🔥

A post shared by Dj Pedro Sampaio (@pedrosampaio) on

Alessandra Negrini pediu que as pessoas tomem para si a responsabilidade de proteger o país do coronavírus adotando os protocolos da OMS. A atriz Letícia Sabatella destacou que a pandemia está matando as pessoas mais vulneráveis – principalmente os idosos. A campanha contou ainda com depoimentos de Glória Pires, Nando Reis, Lázaro Ramos, Marcos Valle e Astrid Fontenelle.

Continua após a publicidade

Publicidade