Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Animação brasileira pode concorrer ao Oscar

'Uma História de Amor e Fúria' foi um doas dezenove filmes pré-selecionados e irá concorrer a uma indicação com grandes produções de Hollywood

Por Da Redação 6 nov 2013, 14h47

A animação brasileira Uma História de Amor e Fúria está entre os dezenove filmes pré-selecionados para concorrer a uma indicação ao Oscar 2014 na categoria de longa-metragem de animação. Dos dezenove pré-selecionados, apenas cinco vão concorrer à estatueta no ano que vem. Os indicados serão divulgados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no dia 16 de janeiro de 2014 em uma cerimônia no Samuel Goldwyn Theater, na Califórnia.

Dirigido por Luiz Bolognesi, roteirista de filmes como Bicho de Sete Cabeças e As Melhores Coisas do Mundo, Uma História de Amor e Fúria foi a primeira produção brasileira a vencer e mesmo a tentar o troféu de melhor animação do Festival de Annecy, na França, neste ano. O longa narra o romance entre Janaína e um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive por quatro períodos da história do Brasil, desde a colonização até a escravidão, passando pelo regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água. Camila Pitanga, Selton Mello e Rodrigo Santoro dão voz aos personagens principais.

O filme concorre por uma vaga no Oscar com grandes produções de Hollywood, como Meu Malvado Favorito 2, Universidade Monstros, Tá Chovendo Hambúrguer 2, Aviões, Turbo e Os Croods. A 86ª edição da festa americana acontece no dia 2 de março, em Los Angeles.

Continua após a publicidade
Publicidade