Clique e assine a partir de 8,90/mês

Animação brasileira ‘O Menino e o Mundo’ vence o ‘Oscar da animação’

Produção conquistou o Annie Awards na categoria de melhor filme independente. No dia 28, o longa disputará o Oscar de melhor animação

Por Da Redação - 7 fev 2016, 10h57

O brasileiro O Menino e o Mundo recebeu neste sábado o prêmio de melhor filme independente no Annie Awards, considerado o “Oscar da animação”. A cerimônia aconteceu em Los Angeles e teve como grande vencedora a produção da Pixar Divertida Mente, que levou dez troféus, incluindo o de melhor filme.

O Menino e o Mundo narra as aventuras de um menino que vive em uma cidade isolada e que um dia se lança em uma missão para encontrar seu pai. É dirigido pelo cineasta paulista Alê Abreu, de 44 anos, que em 2007 estreou a animação Garoto Cósmico. Ele também dirigiu os curtas Espantalho (1998) e Passo (2007). O filme também concorria às estatuetas de melhor trilha sonora em longa de animação e design de produção no Annie Awards.

Leia também:

‘O Menino e o Mundo’ faz ‘vaquinha’ para campanha do Oscar

‘Somos a zebra do Oscar, mas temos chance’, diz diretor de ‘O Menino e o Mundo’

Confira a lista de indicados ao Oscar 2016

No próximo dia 28, a produção de Alê Abreu disputará o Oscar de melhor animação. Entre os concorrentes da produção na categoria, estão Divertida Mente, Hotel Transilvânia 2 e Minions, grandes favoritos e sucessos de bilheteria. A indicação é mais do que merecida. Feito de forma independente, com um modesto orçamento de 1,5 milhão de reais (estima-se que Divertida Mente, por exemplo, tenha custado cerca de 170 milhões de dólares), o longa passa longe de ser simples. Com poucas falas e visto sob a ótica de uma criança, a animação mistura traços de lápis de cor, giz de cera com colagens e recortes, embalada por uma poderosa trilha sonora. No plano de fundo, temas como desemprego e desigualdade social são abordados com sensibilidade.

Continua após a publicidade
Publicidade