Clique e assine a partir de 9,90/mês

Alice Munro não comparecerá à cerimônia do Nobel

Saúde frágil impede que a escritora faça a viagem até Estocolmo, na Suécia

Por Da Redação - 18 out 2013, 11h03

Laureada com o Prêmio Nobel de Literatura, a escritora canadense Alice Munro, 82 anos, não comparecerá, no dia 10 de dezembro, à cerimônia em Estocolmo para receber seu prêmio. Segundo informou Peter Englund, secretário da Academia sueca, o motivo da ausência seria o estado de saúde muito delicado da contista.

“Todos os interessados, incluindo a própria Munro, lamentam, mas não é possível fazer nada em um caso como este. Ainda não sabemos o formato que terá o discurso de recepção nem quem receberá o prêmio em seu nome”, completou.

Em 2009, Alice foi submetida a uma cirurgia de ponte de safena e também passou por tratamento de combate a um câncer.

Leia também:

‘Alice Munro rompe com padrões literários’, diz especialista

Leia um conto de Alice Munro, a Nobel de Literatura de 2013

Na data do anúncio de sua vitória, em 10 de outubro, Alice, que vive no Canadá, advertiu a Academia que não tinha condições de viajar tão cedo para a Suécia. “Sou uma mulher idosa e minha saúde é frágil”, disse a escritora, segundo Englund.

Outros dois vencedores recentes do Nobel de Literatura, a austríaca Elfriede Jelinek (2004) e a britânica Doris Lessing (2008), também não viajaram a Estocolmo pela mesma razão. A Academia enviou o prêmio e a medalha às embaixadas da Suécia em seus respectivos países.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade