Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Abba volta após 40 anos embalado para conquistar a Geração Z

Banda sueca, que anunciou novo disco e volta aos palcos – em versão digital –, conquistou os usuários do TikTok

Por Raquel Carneiro 3 set 2021, 12h53

O quarteto sueco Abba criou, no dia 1º de setembro, um perfil no TikTok, a famigerada rede de vídeos que faz sucesso entre os jovens da Geração Z. Em menos de quatro dias, a banda, que anunciou um novo disco, o primeiro em 40 anos, chegou a 6,5 milhões de curtidas na plataforma. O número serve como régua para atestar que o quarteto não só voltou para alegrar os fãs saudosistas: o Abba está pronto e embalado para conquistar uma nova geração.

Nesta semana, o grupo confirmou que lançará o novo álbum de inéditas, batizado de Voyage, no dia 5 de novembro e divulgou duas novas músicas, I Still Have Faith in You e Don’t Shut Me Down. Eles anunciaram ainda que farão, a partir de maio de 2022, uma nova turnê em Londres. Porém, no palco estarão versões digitais dos cantores, que hoje estão na casa dos 70 anos de idade – eles garantiram, porém, que não se tratam de hologramas. Os ingressos começam a ser vendidos a partir do próximo dia 7 de setembro.

O grupo criado em 1972, em Estocolmo, foi um fenômeno mundial da era disco, com seu pop dançante e de batidas eletrônicas. O tempo de estrada foi curto: o último disco inédito, The Visitors, saiu em 1981, após os divórcios dentro da banda. Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad eram um casal, assim como Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog. O ostracismo, porém, não enterrou a banda. Nos anos 2000, discos com compilações de grandes sucessos e o musical Mamma Mia, peça da Broadway que foi adaptada em dois filmes de sucesso, ajudaram a manter em alta os indefectíveis hits do grupo, como Dancing Queen e Gimme! Gimme! Gimme!.

As canções interpretadas no filme caíram nas graças dos jovens que alimentam o TikTok com vídeos curtos nos quais dublam as músicas, ou fazem paródias de cenas dos longas. Adepto de inovações, desde os anos 70, o Abba mostra que ainda está mais do que conectado com o que o público quer – os antigos e os novos.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.

Impressa + Digital

Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.

Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.

Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.

a partir de R$ 39,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.

Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.

Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.

a partir de R$ 19,90/mês