1º trailer de ‘Matrix 4’ tem Neo com amnésia e amplia teorias sobre saga
Próximo longa retoma a franquia anos depois dos acontecimentos de Matrix Revolutions, e já alimenta especulações malucas sobre o que está por vir

A Warner Bros. liberou nessa quinta-feira, 9, o primeiro trailer de The Matrix Ressurrections, o quarto filme da franquia multipremiada das irmãs Wachowski, que estreia nos cinemas no dia 22 de dezembro, dezoito anos depois do terceiro longa – que supostamente deveria ter encerrado a trama. Além das salas de exibição, o filme também será lançado no HBO Max.
No vídeo, vemos Neo (Keanu Reeves) em uma consulta com o psicólogo, alegando estar louco por ter sonhos que parecem reais – e demonstrando ausência de memórias da sua saga anterior para salvar a humanidade. A amnésia é confirmada logo em seguida, quando Neo encontra Trinity (Carrie-Ane Moss) e ambos não se reconhecem. Mais adiante, uma sequência de pílulas azuis é jogada ralo abaixo, enquanto uma versão jovem de Morpheus, agora interpretado por Yahya Abdul-Mateen II, oferece a Neo a tal pílula vermelha – responsável por dar aos humanos consciência sobre as manipulações da Matrix. O trailer ainda dá um gostinho da ação que está por vir, com uma série de cenas de lutas, balas voando, e Neo redescobrindo seus poderes dentro da Matrix.
Além de Keanu Reeves e Carrie-Ane Moss, outros nomes dos filmes originais também estão de volta, como Jada Pinkett Smith e Lambert Wilson. Entre as novidades no elenco estão nomes como Neil Patrick Harris, , Pryanka Chopra e Jonathan Groff.
Os parágrafos a seguir contém spoiler sobre os filmes anteriores da saga
Aguardado pelos fãs, o longa retoma a história anos depois de The Matrix Revolutions (2003), que, em teoria, encerrou o arco com Neo se sacrificando para reiniciar a Matrix, estabelecendo a paz entre humanos e máquinas, mas morrendo no processo. O final, porém, é ambíguo: em uma das cenas, o arquiteto questiona até onde a harmonia irá durar, e o oráculo não é muito otimista na resposta: “o quanto ela conseguir”, indicando que uma nova guerra pode acontecer no futuro. Eles questionam, então, se verão Neo – o “escolhido” – novamente, e ele responde que suspeita que sim, dando brecha para o retorno do personagem.
Diante do desfecho aberto e das cenas do trailer, Lana Wachowski – agora em carreira solo, sem a parceria da irmã – deu um jeito de reviver Neo e Trinity, o que não é exatamente difícil no universo digital da saga, que já fez isso outras vezes. Ambos retornarão à Matrix para travar uma nova guerra. Assim, o longa deve responder o que, de fato, aconteceu após o sacrifício de Neo, como os dois voltaram à vida, e o desenrolar que se deu no interior da Matrix. O vídeo, inclusive, reviveu algumas teorias já bem conhecidas entre os fãs – como a de que o mundo real, na verdade, é apenas mais uma camada da Matrix para dar aos seus elementos mais rebeldes uma falsa sensação de liberdade. Resta saber se alguém triunfará no final.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.